Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Pirataria digital é alvo de 35 ordens judiciais na Grande Curitiba e no Oeste do Paraná; 675 sites e 14 aplicativos são bloqueados

Foram apreendidos computadores, servidores e dispositivos de armazenamento.

Pirataria digital é alvo de 35 ordens judiciais na Grande Curitiba e no Oeste do Paraná; 675 sites e 14 aplicativos são bloqueados

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagra nesta quinta-feira (19) a 7ª fase da Operação 404, com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual por meio da internet, violando direitos dos autores. A ação faz parte de uma mobilização nacional da SENASP, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio do Ciberlab (Laboratório de Operações Cibernéticas), da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI).

Durante essa 7ª fase, 30 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão foram cumpridos em Curitiba, Pinhais, Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, e Assis Chateaubriand, no Oeste o Paraná.

Foram apreendidos computadores, servidores e dispositivos de armazenamento. Além disso, conteúdos em áudio e vídeo, como jogos e músicas, foram removidos, com o bloqueio e suspensão de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal, a desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e a remoção de perfis e páginas em redes sociais. 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e as Polícias Judiciárias reforçam o compromisso de combater a pirataria, protegendo tanto os direitos autorais quanto a segurança dos usuários. A população pode colaborar com as investigações, denunciando atividades criminosas em qualquer delegacia de polícia.

Legislação: No Brasil, a pena para o crime de pirataria online é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Os investigados podem ainda ser indiciados por associação criminosa e lavagem de capitais. A Operação 404 faz referência ao código de erro exibido na internet quando um site não pode ser encontrado ou está indisponível, um símbolo apropriado para a luta contra a pirataria digital.

Os investigados são suspeitos de disponibilizar conteúdo pirata em sites e plataformas digitais, prática que causa prejuízos significativos à economia e à indústria criativa, além de ferir os direitos de autores e artistas. As perdas para o setor cultural e criativo são significativas, mas os danos vão além do impacto econômico.

Um exemplo recente, a Operação Redirect, coordenada pelo Ciberlab, destacou o risco à segurança dos consumidores que utilizam serviços piratas. Durante a operação, foram identificados sites de pirataria que, além de distribuírem conteúdo sem autorização, infectavam os dispositivos dos usuários com malwares e vírus, deixando-os expostos a práticas de roubo de dados, como phishing e outras formas de ataque cibernético.

Esses sites registraram mais de 12 milhões de visitas no último ano, expondo uma grande quantidade de consumidores a riscos de segurança digital. Isso evidencia que o uso de plataformas ilegais não só prejudica os detentores de direitos autorais, mas também coloca em risco as informações pessoais e financeiras dos usuários.

Além do Brasil, por meio das Polícias Civis e dos Ministérios Públicos, a sétima fase da “Operação 404” conta, ainda, com a participação dos órgãos de aplicação da lei e associações de proteção à propriedade intelectual brasileiros e de outros países, como Argentina, Paraguai, Peru, Reino Unido e União Europeia:? UFEIC – Unidad Fiscal Especializada en Investigación de Ciberdelitos(Argentina), City of London Police – Police Intellectual Property Crime Unit (Reino Unido); ?DOJ – Departamento de Justiça e ?Departamento de Comércio (EUA); ? INDECOPI – Instituto Nacional de Defensa de la Competencia y de la Protección de laPropiedad Intelectual (Peru); ?IPO – IntellectualPorperty Office (Reino Unido); ?Premier League; ACE – Alliance for Creativity and Entertainment; ABTA – Associação Brasileira de Televisão por Assinatura;?ALIANZA – Aliança Contra a Pirataria de Televisão Paga – América Latina; ?CNCP – Conselho Nacional de Combate à Pirataria; ?APDIF – Associação Protetora dos Direitos Intelectuais e Fonográficos;?MPA – Motion Picture Association (América Latina);IFPI – Representing the Recording IndustryWorldwide; ?ESA – Entertainment Software Association; IP Key LA, implementado pela EUIPO (European Union Intellectual Property Office); DINAPI – Dirección Nacional de PropiedadIntelectual (Paraguai); Unidad Especializada enHechos Punibles Contra la Propiedad Intelectual(Paraguai).

Fonte: Bem Paraná

Autor do post