106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu realizou uma formação para os profissionais da educação no auditório da Câmara Municipal. O evento, que ocorreu no turno da manhã, contou com a presença de professores das salas de recursos, sala de deficiência visual, classe especial, professores PACA, PAEE e agentes de apoio das escolas e CMEIs.
A formação abordou diversos temas relevantes para o desenvolvimento profissional dos educadores. A fonoaudióloga Juliana Caldani da Rosa ministrou a palestra "É Vez da Voz: Cuidados com a Voz do Professor", destacando a importância da comunicação eficaz em sala de aula e os cuidados necessários com a saúde vocal dos professores. "Trabalhamos a respeito da importância da comunicação, de uma boa comunicação dentro de sala de aula e também sobre os cuidados específicos referente à voz propriamente dita. Orientamos sobre a importância de procurar um profissional e passamos algumas dicas e exercícios para melhorar a articulação e a projeção vocal, que vão contribuir e refletir dentro de sala de aula para os nossos alunos", explicou.
Além disso, a nutricionista Ana Paula Cruz abordou o tema "Alimentação Escolar para Alunos com TEA", enquanto Alcinda Brachvogel discutiu "Adaptações e Autocuidado para o Professor de Alunos com TEA". A palestra "Autocuidado do Professor" foi conduzida por Bruna Carlos Marques, enfatizando a importância do bem-estar dos educadores.
A professora Janice Henrich elogiou a iniciativa, destacando a relevância das palestras para o dia a dia dos professores. "Foi uma palestra maravilhosa, a gente sempre fala que está aprendendo e cada nova ideia vem melhorar o dia a dia com os nossos alunos em sala de aula. Eu tenho um aluno que é maravilhoso, a cada dia estou aprendendo junto com ele também, e essa palestra me ajudou muito em várias formas, tanto como foi relatado bastante sobre a fala, sobre o nosso autocuidado com a nossa voz", afirmou.
O objetivo dessas formações é complementar a carga horária de formações continuadas e horas complementares necessárias para avanços, progressões de carreira e atualizações profissionais dos educadores.
Fonte: Costa Oeste News