Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Curso sobre acessibilidade e inclusão conclui campanha de Itaipu e Lindeiros

A campanha de Itaipu e Lindeiros foi desempenhada por meio do Convênio Linha Ecológica, iniciativa do Programa Itaipu Mais que Energia.

  • 01/10/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Curso sobre acessibilidade e inclusão conclui campanha de Itaipu e Lindeiros

O curso "O papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos" e a entrega de kits sobre acessibilidade e inclusão social encerraram, na última sexta-feira (27), a campanha educativa anticapacitismo promovida pelo Ecomuseu de Itaipu e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

A museóloga Carla Grião ministrou a formação no Teatro Sefrim Filho, em Cascavel, como parte da agenda que levou mais de 30 atividades a 31 municípios. A campanha de Itaipu e Lindeiros foi desempenhada por meio do Convênio Linha Ecológica, iniciativa do Programa Itaipu Mais que Energia.

Os 31 municípios participantes e outros 24 integrantes da área de abrangência do convênio receberam kits de livros sobre diversidade cultural, acesso igualitário e inclusão social. A ideia é disseminar o conhecimento nas comunidades.

Na formação, a museóloga reforçou práticas inclusivas entre os profissionais e voluntários participantes, garantindo a adoção dos conceitos de acessibilidade nos espaços culturais. Carla Grião também destacou a importância da formação contínua para promover a participação plena nos espaços culturais.

Abordamos acessibilidade nos museus, apresentando terminologias corretas para nos referirmos às pessoas com deficiência e oferecendo dicas de convivência com públicos de diferentes deficiências”, explicou. Ela ressaltou a necessidade de pensar em soluções acessíveis e sustentáveis. “Discutimos como podemos, com recursos viáveis, tornar esses espaços acessíveis, inclusivos na atitude.

A gestora de cultura do Convênio Linha Ecológica, Tamiris Amancio, explicou que a campanha envolveu a comunidade de maneira ampla e ressaltou a importância da troca de saberes entre os municípios da região.

Segundo Tamiris, as gestões municipais foram convidadas a desenvolverem atividades em seus espaços culturais, envolvendo não só pessoas com deficiência, mas também uma diversidade de públicos “para que todos contribuíssem com novas ideias e possibilidades de inclusão”. "A intenção é criar uma rede de diálogo, uma troca de saberes e ações concretas sobre os assuntos", afirmou.

Primavera dos Museus

Essa foi a primeira campanha educativa desenvolvida pelo Convênio Linha Ecológica e Ecomuseu de Itaipu integrada à Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).  

Nessa 18ª edição, promovida entre 23 e 29 de setembro, a Primavera dos Museus teve como objetivo democratizar o acesso aos espaços culturais e combater o capacitismo. O tema “Museus, acessibilidade e inclusão” abordou o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Ao longo das atividades, museus, bibliotecas e outros espaços culturais da região promoveram exposições, palestras, visitas guiadas e workshops.  Forma 2,3 mil atividades em quase mil instituições pelo Brasil.

Fonte: Costa Oeste 93

Autor do post