106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Estudantes da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, de Foz do Iguaçu, estiveram participando de uma visita técnica na quarta-feira (23) em Santa Helena. Acompanhados de Luís Carlos Prestes Filho e do professor Renato Martins, os estudantes visitaram o Monumento Coluna Prestes, que em 2025 celebra o seu centenário.
Luís Prestes é filho do militar e político comunista brasileiro, Luís Carlos Prestes, que ganhou fama nacional ao liderar a Coluna Prestes na década de 1920. A visita à Santa Helena se deu em razão do memorial, que foi construído às margens do Rio São Francisco Falso, local onde os soldados de Prestes se entrincheiraram e queimaram a ponte para impedir o avanço das tropas legalistas, em 1925.
Cada detalhe da obra representa os locais por onde Prestes e sua tropa passaram durante a luta revolucionária. O retrato foi idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurados em maio de 1996, os 25 metros da obra representam os 25 mil quilômetros percorridos pela Coluna Prestes.
O jornalista e cineasta Luís Carlos Prestes Filho, lembrou de momentos bons que pode viver em Santa Helena em 1995 e, emocionado, enfatizou a importância de preservar a cultura e história nacional, como vem sendo muito bem preservada pelo Município de Santa Helena, salienta Prestes Filho.
Em abril de 2025, ano do centenário de Coluna Prestes, Luís Carlos Preste Filho pretende retornar à Santa Helena para inaugurar a trilha da Coluna Prestes como um dos produtos turísticos do município.
A comitiva da UNILA esteve formada por estudantes de vários estados do Brasil e países como Bogotá, Colômbia, Cuba, Haiti, Honduras e Paraguai. A paulista, Thaís da Silva Custódio, estudante de Ciências, Política e Sociologia, ficou encantada ao visitar o memorial em Santa Helena e conhecer em detalhes a rica história da Coluna Prestes.
Memorial Coluna Prestes
Marco da história da região do oeste do Paraná, e tombado pelo patrimônio municipal através do decreto nº 1007/95. No local, situado na Ponte Queimada às margens da rodovia PR 488, existe um obelisco idealizado por Oscar Niemeyer em homenagem a Luiz Carlos Prestes, “Cavaleiro da Esperança” retratando a rota da Coluna Prestes, e sua passagem por Santa Helena em Abril de 1925, e parte de ruínas da “Ponte Queimada” pelos soldados revolucionários para impedir o avanço das tropas legalistas comandadas pelo General Rondon.
Fonte: Costa Oeste 93