Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Palestras do ‘Novembro Vermelho’ abordaram a prevenção ao câncer de boca com estudantes de São Miguel do Iguaçu

Cerca de 1.100 estudantes dos ensinos fundamental e médio dos Colégios Cívico Militar Nestor Victor dos Santos e do Campo Castelo Branco ouviram a palestra.

  • 08/11/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Palestras do ‘Novembro Vermelho’ abordaram a prevenção ao câncer de boca com estudantes de São Miguel do Iguaçu

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, promoveu palestras sobre a prevenção ao câncer de boca, em alusão ao ‘Novembro Vermelho’ e a semana de prevenção à doença, realizada de 01 a 07 de novembro.

Cerca de 1.100 estudantes dos ensinos fundamental e médio dos Colégios Cívico Militar Nestor Victor dos Santos e do Campo Castelo Branco ouviram a palestra. “Realizamos essa ação para chegar ao maior número possível de pessoas e os alunos são, por natureza, multiplicadores do assunto”, observou a diretora do departamento de saúde bucal da secretaria, Clair de Lara Boles.

A cirurgiã dentista, Maria Gabriela Colete Beatrici, da Secretaria de Saúde, contou que o câncer de boca é um tumor maligno que pode se desenvolver em qualquer parte da cavidade oral, como lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e assoalho da boca. “É um dos principais tipos de câncer de cabeça e pescoço e, como a maioria dos tumores, tem cura se diagnosticado no início”, lembrou.

Além do câncer bucal, a palestra levou ainda informações sobre como cuidar da saúde bucal. “Explicamos sobre como fazer a higienização diária da boca”, contou a técnica em saúde bucal, Nadir de Lara dos Santos.

Para a professora do Colégio Cívico Militar Nestor Victor dos Santos, Rosenilda Mafioletti, uma importante iniciativa do governo municipal porque é fundamental desde cedo os estudantes cuidarem de sua saúde. “Além disso, tiveram orientações de como observar se há algo estranho e diferente na boca”, disse.

O estudante Rafael Prusch, 12 anos, gostou da palestra e disse que vai levar para a vida as orientações que ouviu. “Foi muito legal, valeu a pena”, completou.

A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, informou que uma das metas do governo é a prevenção. “Constantemente nossos profissionais estão envolvidos com a comunidade realizando palestras e cursos sobre como cuidar da saúde”, destacou.




Fonte: Assessoria

Autor do post