Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Itaipu participa da abertura do G20 Social, no RJ

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, e ministros e conselheiros Esther Dweck e Mauro Vieira representaram a empresa no evento.

  • 16/11/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Itaipu participa da abertura do G20 Social, no RJ

A Itaipu Binacional foi representada na abertura do G20 Social, que aconteceu na tarde da quinta-feira (14), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). O diretor-geral brasileiro da empresa, Enio Verri, esteve na abertura oficial, que contou também com os ministros e conselheiros da Binacional Esther Dweck e Mauro Vieira.

O G20 Social é uma iniciativa inédita na história do encontro das maiores economias do mundo e foi proposto pela presidência brasileira no grupo. “O Brasil, através do presidente Lula, dirige o G20, e inova como agente social, focando na fome e na desigualdade social, trazendo esses temas como centrais nas discussões do grupo”, explicou Verri. O Brasil encerra a liderança na próxima terça-feira (19), quando entrega a presidência para a África do Sul. 

O diretor-geral destacou a importância da pauta social estar no G20 e reforçou que a Itaipu há quase duas décadas está comprometida com o desenvolvimento socioambiental sustentável.  “A Itaipu, desde 2005, com o acordo Brasil-Paraguai, compromete-se a produzir energia barata e de qualidade, além de políticas sociais e ambientais. Como estatal, a empresa, 50% brasileira, assume compromissos do G20, financiando eventos e investindo em pescadores, agricultura familiar e resíduos sólidos, sempre preocupando-se com a vida das pessoas do Paraná, do Brasil e do planeta”, comentou. 

Entre as autoridades presentes na abertura estavam a primeira-dama Janja Lula da Silva; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; o ministro da Educação, Camilo Santana; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; o ministro de Relações Exteriores do Brasil, chanceler Mauro Vieira e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, entre outras autoridades.

O evento, que foi transmitido ao vivo pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para toda a rede de comunicação pública, se estende até sábado (16). A programação inclui 271 atividades divididas durante a programação, que contará com debates, mesas redondas, palestras e painéis com temas relacionados a pobreza e desigualdade, desenvolvimento sustentável, saúde, educação e direitos humanos.


Programação Cultural


Os armazéns no entorno do Museu do Amanhã sediam diversas programações do G20. O espaço Cria20 foi dedicado a palestras, salas de podcasts e exibições de cinema. A Itaipu apresentou sua série documental “Itaipu Binacional: 50 anos de História” em diversas sessões durante o dia. 

O diretor-geral da Itaipu, Enio Verri foi o convidado do podcast CriaCast, no final da tarde da quinta-feira (14), e conversou sobre o tema Pobreza Energética. A gravação do programa foi transmitida ao vivo pelas mídias sociais da Itaipu.

A Binacional também está presente com dois estandes. Um montado no espaço Kobra, no qual acontecem as principais discussões da sociedade civil, e outro próximo ao palco da Praça Mauá, onde ocorrem os shows do Aliança Global Festival, um grande movimento contra a fome e pobreza, que conta com artistas como Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho, Maria Rita, Seu Jorge e Alceu Valença entre outros.



 

Fonte: Assessoria

Autor do post