Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Emergência Climática é discutida em Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

O evento ocorreu em Itaipulândia e contou ainda com a participação e organização do município de Missal.

  • 24/11/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Emergência Climática é discutida em Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Com o tema central Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica, foi realizada a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, evento organizado pelos municípios de Missal e Itaipulândia, que reuniu técnicos, especialistas, alunos do Ensino Médio e autoridades regionais.

O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, juntamente com a Prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, abriram oficialmente a Conferência destacando a necessidade de discussão sobre o assunto, tendo em vista os últimos episódios naturais que tem afetado diretamente a população, como foi o exemplo do Rio Grande do Sul.

Além de temas como Emergências Climáticas, palestra ministrada pela Dra. Irene Carniatto, Uso do solo como Mitigador de Riscos com o Me. Engenheiro Agrônomo Max Sander Souto, e a Agricultura na Transformação Ecológica com Um Olhar para Sistemas Agroecológicos Sustentáveis, foram discutidos em grupos 05 eixos temáticos.

Entre os eixos estão: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática e Governança e Educação ambiental. Foram eleitas duas propostas de cada um dos eixos como preparação para a 5ª conferência Nacional de Meio ambiente.

Prioridades 

Foram apresentadas prioridades como criação de ferramentas para fomentar fontes de energia alternativas como biodigestores; fortalecimento de associações ou cooperativas de catadores com fiscalização efetiva e cumprimento da logística reversa especialmente de materiais que não possuem valor de venda ou não são comercializados. 

Outra prioridade apontada é fortalecer as defesas civis dos municípios com equipamentos, treinamento e recursos financeiros para estruturação das equipes diante dos desastres naturais, além do controle e fortalecimento de políticas públicas no tocante aos licenciamentos ambientais e outorgas do uso de água para novos empreendimentos e monitoramento da aplicação de planos de arborização urbana com criação de parques urbanos. 

A criação de fundo regional para realocar as pessoas em moradias de risco ou em áreas de risco com a garantia da restauração dessas áreas e fiscalização rigorosa no impedimento de novas moradias nesses locais também foi apresentada, e ainda o aumento dos investimentos em ações climáticas no Brasil vindo de países desenvolvidos como contrapartida pela preservação com retorno direto ao morador ou produtor que cuida e protege com aportes financeiros a fundo perdido.

De acordo com os participantes, há a necessidade de ampliação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e implantação de novas fontes energéticas alternativas e a responsabilização das indústrias pelos impactos ambientais gerados para obter a matéria-prima, bem como, no processo industrial, sejam eles recicláveis e orgânicos. 

E, entre as alternativas, premiar e bonificar ações ligadas a eficiência energética e preservação de recursos naturais e meio ambiente foi destacado como necessário, além, de tornar obrigatória a elaboração dos planos municipais de educação ambiental. 

Delegados de Missal eleitos

A 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente foi preparatória para a Conferência Estadual que será realizada no início de 2025 com local e data ainda a ser definido. Foram escolhidos os delegados que representarão Itaipulândia e Missal.


SETOR PÚBLICO 

Titular: Michelly Tayná de Moura. 

Suplente: Silvia Maccari Petricoski. 


SETOR PRIVADO 

Titular: Maicon Vitor Basei. 

Suplente: Giácomo Ferri. 


SOCIEDADE CIVIL

Titular: Maria Tereza dos Santos. 

Suplente: Antônio Dutra. 


Fonte: Assessoria

Autor do post