106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com o tema central Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica, foi realizada a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, evento organizado pelos municípios de Missal e Itaipulândia, que reuniu técnicos, especialistas, alunos do Ensino Médio e autoridades regionais.
O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari, juntamente com a Prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, abriram oficialmente a Conferência destacando a necessidade de discussão sobre o assunto, tendo em vista os últimos episódios naturais que tem afetado diretamente a população, como foi o exemplo do Rio Grande do Sul.
Além de temas como Emergências Climáticas, palestra ministrada pela Dra. Irene Carniatto, Uso do solo como Mitigador de Riscos com o Me. Engenheiro Agrônomo Max Sander Souto, e a Agricultura na Transformação Ecológica com Um Olhar para Sistemas Agroecológicos Sustentáveis, foram discutidos em grupos 05 eixos temáticos.
Entre os eixos estão: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática e Governança e Educação ambiental. Foram eleitas duas propostas de cada um dos eixos como preparação para a 5ª conferência Nacional de Meio ambiente.
Prioridades
Foram apresentadas prioridades como criação de ferramentas para fomentar fontes de energia alternativas como biodigestores; fortalecimento de associações ou cooperativas de catadores com fiscalização efetiva e cumprimento da logística reversa especialmente de materiais que não possuem valor de venda ou não são comercializados.
Outra prioridade apontada é fortalecer as defesas civis dos municípios com equipamentos, treinamento e recursos financeiros para estruturação das equipes diante dos desastres naturais, além do controle e fortalecimento de políticas públicas no tocante aos licenciamentos ambientais e outorgas do uso de água para novos empreendimentos e monitoramento da aplicação de planos de arborização urbana com criação de parques urbanos.
A criação de fundo regional para realocar as pessoas em moradias de risco ou em áreas de risco com a garantia da restauração dessas áreas e fiscalização rigorosa no impedimento de novas moradias nesses locais também foi apresentada, e ainda o aumento dos investimentos em ações climáticas no Brasil vindo de países desenvolvidos como contrapartida pela preservação com retorno direto ao morador ou produtor que cuida e protege com aportes financeiros a fundo perdido.
De acordo com os participantes, há a necessidade de ampliação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e implantação de novas fontes energéticas alternativas e a responsabilização das indústrias pelos impactos ambientais gerados para obter a matéria-prima, bem como, no processo industrial, sejam eles recicláveis e orgânicos.
E, entre as alternativas, premiar e bonificar ações ligadas a eficiência energética e preservação de recursos naturais e meio ambiente foi destacado como necessário, além, de tornar obrigatória a elaboração dos planos municipais de educação ambiental.
Delegados de Missal eleitos
A 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente foi preparatória para a Conferência Estadual que será realizada no início de 2025 com local e data ainda a ser definido. Foram escolhidos os delegados que representarão Itaipulândia e Missal.
SETOR PÚBLICO
Titular: Michelly Tayná de Moura.
Suplente: Silvia Maccari Petricoski.
SETOR PRIVADO
Titular: Maicon Vitor Basei.
Suplente: Giácomo Ferri.
SOCIEDADE CIVIL
Titular: Maria Tereza dos Santos.
Suplente: Antônio Dutra.
Fonte: Assessoria