Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu: Câmara reduz margem de remanejamento orçamentário do Executivo para 20%

Medida busca reforçar a fiscalização dos recursos públicos e garantir transparência na gestão municipal.

  • 03/12/2024
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
São Miguel do Iguaçu: Câmara reduz margem de remanejamento orçamentário do Executivo para 20%

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (03), em segunda votação, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com um ajuste que reduz de 40% para 20% o percentual de suplementação orçamentária permitido ao Executivo sem consulta prévia ao Legislativo. A decisão reflete o objetivo da Casa de assegurar um acompanhamento mais rigoroso na aplicação dos recursos públicos, reforçando a função fiscalizadora dos vereadores.

O presidente da Câmara, Anderson Lazzeris (PSD), explicou que o percentual proposto pelo Executivo, de 40%, foi considerado elevado, o que poderia dificultar a fiscalização pelos vereadores. "Com 20%, o Legislativo tem condições de acompanhar de forma mais eficiente a gestão dos recursos, garantindo que tudo seja feito com transparência", afirmou. A redução foi aprovada como forma de equilibrar a autonomia do Executivo com o dever de fiscalização do Legislativo.

Segundo Lazzeris, o ajuste no percentual está alinhado a práticas adotadas em anos anteriores, que já demonstraram ser eficazes para manter o controle sobre o orçamento municipal. Ele destacou ainda que a medida não interfere na governabilidade, mas fortalece a parceria entre os poderes ao garantir mais segurança e clareza no uso do dinheiro público.

Outro ponto relevante em discussão é a proposta de redução da carga horária dos servidores municipais até fim de dezembro, que será votada amanhã (04). A iniciativa, de acordo com a Câmara, busca otimizar recursos e economizar despesas administrativas durante o período de menor atividade em alguns setores, próximo ao Natal e Ano Novo. "Estamos sempre alinhados para trazer o melhor para o município, buscando equilíbrio entre economia e eficiência nos serviços prestados", finalizou Lazzeris.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post