Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu é Selo Ouro de Alfabetização do Ministério da Educação

O resultado foi divulgado no último dia 22 de novembro e a cerimônia de premiação está marcada para este mês de dezembro, em Brasília.

  • 10/12/2024
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
São Miguel do Iguaçu é Selo Ouro de Alfabetização do Ministério da Educação

São Miguel do Iguaçu conquistou o Selo Ouro de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), reconhecendo o município pelo comprometimento com as políticas de alfabetização e redução das desigualdades educacionais. O trabalho comandado pela Secretaria Municipal de Educação recebeu nota 94 na avaliação. 

O selo tem como objetivo incentivar práticas de gestão pública da educação alinhadas ao cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (CNCA). 

O resultado foi divulgado no último dia 22 de novembro e a cerimônia de premiação está marcada para este mês de dezembro, em Brasília. 

Neste ano, na primeira edição, o processo contou com a participação dos 26 Estados e do Distrito Federal, representados por 4.578 municípios brasileiros, o que representa a participação de mais de 82 % das cidades nesta ação. 

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização está dividido em três categorias:

I – Categoria bronze: conferido às secretarias de educação que alcançarem pontuação final entre 45 e 64 pontos;

II – Categoria prata: conferido às secretarias de educação que obtiverem pontuação entre 65 e 84 pontos; e

III – Categoria ouro: conferido às secretarias de educação que obtiverem pontuação entre 85 e 100 pontos.

A pontuação é resultado de 20 critérios que precisaram ser adotados pelo munícipio, dentre os quais destaca-se o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem através de avaliações diagnósticas, formação de professores, uso de materiais didáticos alinhados às políticas públicas, recomposição das aprendizagens, incentivo a práticas de leitura dentre outras ações.

Para a secretária de Educação, Solange Gamba, a conquista desse selo é o resultado de um trabalho comprometido com a alfabetização das crianças. “Um sinal de que a Secretaria de Educação está conseguindo executar de forma eficiente as propostas do Governo Federal para os alunos das turmas de alfabetização”, exaltou.

Fonte: Assessoria

Autor do post