O frigorífico Averama fechou mais uma unidade, desta vez na cidade de Rondon, Noroeste do Paraná, na quarta-feira (27) e deixou 900 pessoas sem emprego.
Em maio a empresa fechou outra fábrica na cidade de Umuarama, na mesma região do estado, quando 1,5 mil funcionários foram demitidos.
A Averama informou por nota que vem sofrendo os impactos da crise financeira e teve redução de recursos. "No ano de 2015 houve aumento de aproximadamente 70% na tarifa de energia elétrica, bem como se destaca que houve quebra na safra de milho de 2016, sendo que o produto nacional não foi capaz de atender a demanda do país, lembrando que o insumo representa mais da metade da composição da ração que se produz para alimentação das aves", afirma a empresa.
A indústria afirmou que o pagamento dos salários estão em dia, mas que as verbas rescisórias só serão liberadas após acordo com o sindicato da categoria que não concordou com os desligamentos.
A Averama atua em Umuarama há 18 anos e no auge da produção chegou a abater 300 mil aves por dia.
Município de Rondon tem aproximadamente 9 mil moradores, o fechamento do frigorifico deve causar impacto negativo na economia da cidade.
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Catve