Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vídeos de ataques de onças na região Oeste são falsos

Imagens antigas e descontextualizadas causam alarde em grupos de mensagens

  • 15/01/2025
  • Foto(s): Catve
  • Região
Vídeos de ataques de onças na região Oeste são falsos

Dois vídeos que circulam em grupos de WhatsApp têm causado preocupação em municípios da região Oeste do Paraná. As imagens, antigas e descontextualizadas, são atribuídas a presença de felinos que teriam ocorrido em São Miguel do Iguaçu e Missal.

Um dos vídeos mostra uma onça-parda caminhando em um morro, já o outro exibe um cavalo com ferimentos. As imagens são acompanhadas de textos como se tivessem ocorrido em municípios paranaenses, elas também já foram associadas a diferentes estados, incluindo Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

O gestor de coexistência do Projeto Onças do Iguaçu, Thiago Reginato, alerta que o vídeo da onça-parda, por exemplo, não é recente. Ele circula há mais de dois anos e é frequentemente reaproveitado para criar falsos alarmes em diferentes localidades.

Já os ferimentos apresentados no cavalo são típicos de ataques causados por cães, e não de felinos. Segundo o Projeto Onças do Iguaçu, a circulação dessas informações enganosas tem gerado mobilizações desnecessárias, com deslocamento de equipes para apurar os casos.

Notícias falsas

Thiago explica que as notícias falsas são prejudiciais à fauna brasileira e causam medo, desencadeando o abate de onças pintadas e pardas, por exemplo.

"Ocorre também um desperdício de recursos públicos, porque muitas vezes agentes ambientais - tanto dos nossos agentes do Projeto Onças do Iguaçu quanto em escala nacional - deslocam veículos e equipes para verificar esse tipo de situação. E isso acaba, às vezes, de atender uma situação de emergência para atender a uma notícia falsa", pontua.

Cuidados com cães

Monitoramentos feitos pelo Projeto Onças do Iguaçu com câmeras na Linha Guanabara, em São Miguel do Iguaçu, e no Distrito de Portão do Ocoy, em Missal, indicam que grupos de cachorros circulam livremente, muitas vezes caçando em bando e se tornando agressivos.

Para evitar incidentes, os especialistas recomendam a castração e a vacinação contra raiva, além de manter os cães em segurança durante a noite, seja em canis fechados ou dentro de casa.

"Essas medidas são fundamentais tanto para a proteção dos animais domésticos quanto para a preservação do meio ambiente. Contamos com a colaboração de todos!", informa o comunicado do projeto.

Fonte: Catve