Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vacina contra a Covid-19 passa a compor o Calendário Nacional de Vacinação para idosos e gestantes

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu divulga cronograma

  • 15/01/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Vacina contra a Covid-19 passa a compor o Calendário Nacional de Vacinação para idosos e gestantes

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a vacina contra a Covid-19 passou a compor o Calendário Nacional de Vacinação para idosos com 60 anos ou mais de idade e para as gestantes, conforme informe técnico do Ministério da Saúde

As doses devem ser aplicadas na rotina e são disponibilizadas nas salas de vacinação das Unidades de Saúde. Para os idosos, o esquema vacinal recomendado é o de uma dose a cada 6 meses, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas.

Já para as gestantes, a recomendação é o recebimento de uma dose em qualquer momento da gestação e em cada gestação, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas.

Além disso, assim como o público de 6 meses a menores de 5 anos, que também possuem doses no calendário de rotina de vacinação, ambos os públicos passam a ter meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 90%.

Vacinas e especificações técnicas para idosos e gestantes

Segundo o Ministério da Saúde, no documento “Estratégia de vacinação contra a Covid-19 – 2ª edição”, para as gestantes com idade inferior a 12 anos estarão disponíveis duas vacinas contra a Covid-19: Moderna (Spikevax) e a Pfizer (Comirnaty). Já para as gestantes com idade a partir de 12 anos serão disponibilizadas três vacinas contra a Covid-19: Moderna (Spikevax), Pfizer (Comirnaty) e Serum/Zalika. A estratégia é a mesma para a população idosa.

As vacinas serão ofertadas conforme as especificações de cada imunobiológico e sua disponibilidade no território, segundo envio do Ministério da Saúde.

Grupos especiais para a Covid-19

Fazem parte do grupo especial para a vacina da Covid-19: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; pessoas imunocomprometidas; indígenas vivendo em terra indígena; indígenas vivendo fora da terra indígena; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e; pessoas em situação de rua.

Esse grupo especial tem indicação de dose anual (ou a cada seis meses, dependendo da sua condição), independentemente do número de doses prévias de vacinas covid-19.

Com relação às pessoas a partir de 5 anos de idade que não fazem parte dos grupos especiais e nunca foram vacinadas (nenhuma dose de vacinas Covid-19) poderão receber uma dose disponível e recomendada para a faixa etária.

A vacinas contra a covid 19 encontram-se disponíveis nas Unidades de Saúde conforme cronograma semanal estabelecido:

CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DAS VACINAS CONTRA A COVID 19

Horário: 08h00as 11h00 das 13h00 as 16h30

CIDADE
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDEDIAS DA SEMANA
CentralTodas as terças e quintas-feiras do mês

4ª sexta-feira do mês

Lucia Barp da Costa (Novo Mundo)Todas quartas-feiras do mês

2ª sexta-feira do mês

Manoel Nicolau Bauer (Panorama)Todas terças-feiras do mês

3ª sexta-feira do mês

GaúchaTodas segundas-feiras do mês

1ª sexta-feira do mês

5ª sexta-feira do mês

INTERIOR
Aurora do IguaçuToda sexta-feira do mês
São JorgeToda sexta-feira do mês
Santa RosaToda sexta-feira do mês

Fonte: Assessoria