Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agentes Ambientais de Santa Helena pedem colaboração da comunidade com descartes incorretos

São mais de 70 famílias beneficiadas através do material coletado.

  • 15/01/2025
  • Foto(s): Gustavo Matos
  • Região
Agentes Ambientais de Santa Helena pedem colaboração da comunidade com descartes incorretos

O município de Santa Helena conta com cerca de 26.000 habitantes, e nela, dedica-se à coleta seletiva de materiais recicláveis. Coleta, separação e destinação é o principal papel de toda a equipe. São mais de 70 famílias beneficiadas através do material coletado. Não é apenas pensando na lucratividade do material, mas o objetivo é praticar a sustentabilidade e a reutilização do material cuidando do meio ambiente, e a inclusão social.

São mais de 800 mil profissionais que trabalham na área em todo o Brasil, de acordo com dados do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Grupos que por muitas vezes passam despercebidos pela população. Alice dos Santos Almeida, é uma das colaboradoras e trabalha cerca de três anos na associação. Ela destacou que em todo o seu tempo trabalhando com materiais recicláveis, presencia os descartes incorretos.

Vem muito material que não precisaria vim para nós, como agulhas, além de outras coisas.  Poderia ser mais separado, para melhorar o nosso serviço também.” Destacou Alice.

Segundo o (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil está entre os 10 países que mais produzem resíduos plásticos no mundo, e apesar de todas essas demandas, as más condições de vida dessas pessoas que trabalham com o lixo ainda continua baixa. A pouca valorização para quem exerce esse tipo de trabalho, que deveria começar dentro de nossas casas, com a separação correta, separando o orgânico do reciclável, ajudando e facilitando para coletores.

Em Santa Helena, a coleta acontece todas as semanas, e são divididas por equipes. Uma fica na associação, desenvolvendo o papel de selecionar o material, enquanto outra recolhe os recicláveis na cidade, com caminhões da própria associação. O transporte de matérias-primas é planejado sempre antes dos caminhões sair do local, para tentar minimizar os gastos.


Na cidade de Santa Helena além do processo amplo de benefícios socioambientais de ajudar o meio ambiente e a cidade, gera renda para os profissionais. A associação também conta com o apoio da prefeitura, nos gastos de manutenção de equipamentos, como as prensas, esteiras, caminhões e as despesas de água e luz.

O presidente da Associação dos Agentes Ambientais de Santa Helena, Valdevino Lazarotto, falou a importância da parceria entre a população e a associação.

É muito importante a população colaborar e fazer a separação correta em casa. Não depende só de nós cuidar da cidade e o meio ambiente. Isso é coisa que nós estamos fazendo para manter a cidade limpa, uma cidade turística”, frisou.


Fonte: Costa Oeste

Autor do post