
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Durante a cerimônia de distribuição de resultados da Lar Cooperativa Agroindustrial, o Diretor-Presidente, Irineo da Costa Rodrigues, confirmou que a construção do Frigorífico de Peixes em Missal deve iniciar ainda neste ano de 2025. O evento ocorreu na segunda-feira, 10 de fevereiro, na ARL, e contou com a presença do Prefeito Ferrari, que também foi homenageado como um dos jubilados, por ser sócio da cooperativa por mais de 40 anos.
A distribuição de sobras para os associados de Missal foi de R$8.634.643,74. Irineo avaliou como muito significativo este resultado para o município. “Se nós pensarmos que não é um município que tem uma área tão grande, e também não são propriedades grandes, são propriedades menores, esse valor é bem importante”, pontua. Em termos gerais, as distribuições de lucro da Lar praticamente dobraram em relação ao último ano. De 176 milhões passou a 333 milhões de reais.
O mandatário da Lar ainda destacou que é uma economia que tende a se desenvolver ainda mais. “Se não fosse o frango, a suinicultura, o próprio leite, atividade de ovos comerciais, seguramente muitas pequenas propriedades hoje teriam sido, quem sabe, vendidas”, exemplifica. “Mas não vai parar por aí. A cooperativa continua ampliando o frango, continua ampliando a suinocultura e nós vamos começar a movimentar a área de peixes”, revela.
Irineo da Costa Rodrigues está muito otimista e afirmou que 2025 começou melhor que 2024 e acredita que poderão os associados pensar numa distribuição de sobras maior no próximo ano. Quanto a questão do peixe, Irineo afirmou que já há no mercado o produto com a marca Lar. “É uma indústria num outro município, mas o projeto de uma indústria de peixe para Missal está sendo desenvolvido já desde o ano passado, e a edificação dessa indústria vai começar nesse ano”, garante.
Jubilados
O Prefeito Ferrari de Missal é um dos Jubilados homenageados. No município foram 32 homenagens, o maior número na área de abrangência da Cooperativa. Estas pessoas receberam, além da distribuição de sobras, a devolução do capital. Eles continuam como sócios, mas não retém mais o capital. Todo ano o capital que é formado, a partir de agora, para esses associados é devolvido junto com as sobras.
Adilto Luis Ferrari afirmou que quando se associaram acreditaram que o cooperativismo era o caminho. “Quero ir além, e agradecer as 55 famílias que acreditaram na Lar, há 60 anos atrás, que iniciou aqui em Missal. Isso é muito gratificante e o resultado está aí, aos olhos de todos”, comemora.
O Gestor municipal também comemorou o anúncio oficial da construção do frigorífico de peixes. “Já falamos no ano passado que era uma realidade e quem vai ganhar é toda a população da região, até porque de Guaíra a Foz do Iguaçu há uma extensão grande de água e vai ocorrer uma nova integração”, avalia. “Parabéns Irineo, juntamente com os demais diretores, por mais uma vez acreditar em Missal”, elogiou Ferrari.
A contrapartida do município será em horas/máquina para terraplanagem, já que a área foi toda adquirida com recursos próprios da cooperativa. “Estamos a disposição da Lar”, afirma o prefeito de Missal. “Já temos produtores de peixes e vamos ampliar o programa de incentivo para a construção de açudes, já que inicia uma nova etapa, onde a Lar vai buscar seus integrados e vai abrir um espaço muito grande, afinal, há estudos que confirmam que o potencial de água em Missal é muito favorável”, completa.
Fonte: Assessoria