
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Granja Céu Azul, produtora de ovos localizada em Céu Azul/PR, começou a trajetória em 2001 com um pequeno plantel e muita dedicação. O negócio cresceu gradualmente e, em 2008, passou por uma grande mudança com a entrada de Itamar como sócio. Desde então, a empresa se consolidou no setor e atualmente conta com mais de 300 mil aves e 60 funcionários, garantindo o abastecimento de meio milhão de pessoas.
O crescimento foi resultado de uma decisão estratégica. Itamar, que inicialmente trabalhava como administrador da granja, relembra o momento em que decidiu investir no negócio.
"Em 2008, sentamos eu e o seu Josué e definimos se íamos investir na granja ou buscar outro caminho. Juntamos as ideias e resolvemos seguir em frente. Entrei como sócio e, a partir daí, focamos totalmente na produção de ovos", afirma.
Desde então, a produção foi ampliada e hoje segue um rigoroso controle de qualidade. O ciclo começa com a recepção de pintainhas de um dia de vida, que passam por um período de recria de 110 dias, recebendo vacinas e imunizações. Depois, as aves são transferidas para a área de produção, onde permanecem por cerca de um ano e seis meses.
O sistema de processamento também evoluiu. Os ovos coletados são levados para um barracão onde passam por limpeza, ovoscopia, carimbo de identificação e seleção por tamanho. O controle de qualidade foi aprimorado para atender às novas normas do setor.
Uma mudança importante ocorrerá a partir de março de 2024, quando todos os ovos vendidos no Brasil deverão ter a data de validade impressa na casca. A Granja Céu Azul já se antecipou à exigência e implementou o processo com um diferencial.
"Carimbamos o nome da granja e a data de validade em cada unidade. A tinta utilizada é atóxica e pode ser consumida sem risco para a saúde", explica Itamar.
A empresa segue investindo em crescimento. O objetivo para o próximo ano é alcançar a marca de meio milhão de aves, consolidando-se ainda mais no mercado.
"Há muito tempo traçamos essa meta e acreditamos que em breve vamos ultrapassá-la. O trabalho depende 90% de nós, mas 10% vêm de fatores externos. Se nada atrapalhar, estamos no caminho certo", diz Josué.
Os funcionários destacam o ambiente de trabalho como um diferencial. Para muitos, a granja se tornou uma segunda casa.
"A gente é acolhido aqui como uma família. O tempo que passamos juntos faz com que todos se sintam parte desse crescimento", conta um colaborador.
Com a modernização da produção e planos de expansão, a Granja Céu Azul reforça a posição no setor e se prepara para atender uma demanda cada vez maior.
Fonte: Costa Oeste News