
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Prefeitura de Medianeira, através da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, e a UDC Medianeira firmaram uma parceria histórica, cultural e educativa, sendo a Instituição de ensino a primeira a receber a exposição itinerante “ORIGEM: Raízes históricas da colonização de Medianeira”.
A abertura da exposição, que está disposta no saguão da Faculdade, foi aberta no último dia 20, com a presença do Prefeito de Medianeira Antonio França; secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen; secretária de Educação e Cultura Rosiane Tonelli; vereadores Adriano Both, Eduardo de Paula Schulz e Juarez Demarchi; Coordenadora Geral da UDC Medianeira, Otaviana A. Baseggio; Gestora de Relacionamentos da UDC Medianeira, Elisa Matté; coordenadores dos cursos, professores e acadêmicos da UDC Medianeira.
Em sua fala, o prefeito Antonio França destacou a importância de parcerias que promovam a preservação da História e da memória. “Nós somos um município jovem, e ainda possuímos famílias de pioneiros residindo aqui, então esse trabalho de valorização da História é muito importante, porque é preciso saber de onde viemos, quais as nossas raízes. Essa exposição é uma viagem no tempo, conta os primórdios de Medianeira e poder levá-la a vários espaços, para que as pessoas possam contemplá-la, é muito gratificante”.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen, falou da exposição mais importante da Casa da Memória. “Estamos tendo a oportunidade de levar um pouco da História de Medianeira para que as pessoas se reconheçam nela e se sintam pertencentes. Ela ficou quase dois anos lá na Casa da Memória e agora a comunidade acadêmica da UDC tem o privilégio de contar com a História do nosso município neste espaço, que também é histórico”, salientou.
A Coordenadora Geral da UDC Medianeira, Otaviana A. Baseggio, se disse honrada por ser o primeiro estabelecimento de ensino a receber a exposição, que conta a história do povo medianeirense. “Cada um de vocês vai se encontrar nessa História, inclusive tem uma maquete do Educandário Nossa Senhora Medianeira, onde hoje é a UDC. Isso é história, é educação e é para todos os cursos”, reforçou.
Após os pronunciamentos, foi realizado o desate da fita e os presentes puderam visitar a exposição, que traz o início da colonização até o final da década de 1960, uma viagem no tempo, em que as histórias e memórias de Medianeira são contadas e recordadas, através de fotos, documentos e depoimentos. “Trouxemos para o saguão da UDC Medianeira o 1° Perímetro Urbano de Medianeira, em forma de um mapa, que mostra a cidade já está planejada com base no ‘X’, com as Avenidas Pedro Soccol e José Callegari ‘cortando’ a cidade. De forma interativa, pode-se ter acesso a fotos e informações sobre estabelecimentos, prédios públicos e locais como eram na época, dispostos em tótens informativos. Apresentamos também nove maquetes físicas, com algumas edificações das primeiras décadas, reproduzidas em impressora 3D, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a UTFPR - Campus Medianeira. Também um Jogo da Memória Gigante, em que de forma lúdica e interativa, pode-se exercitar a memória e conhecer a História do município. São 10 locais, com imagens das décadas de 1950 e 1960, combinadas com imagens da atualidade. Ou seja, 20 imagens que marcam a História de Medianeira”, detalha a coordenadora de Gestão Documental e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, Ana Cláudia Valério.
A exposição ORIGEM itinerante fica na UDC Medianeira por dois meses. Durante esse período, além da visitação os estudantes também terão a oportunidade de assistir ao documentário com os pioneiros, que integra a exposição.
Após o período na UDC, a exposição irá percorrer outros espaços educativos e culturais.
Fonte: Assessoria