Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Exposição “ORIGEM: Raízes históricas da colonização de Medianeira” se torna itinerante

A UDC Medianeira é a primeira Instituição de ensino a receber a exposição.

  • 25/02/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Exposição “ORIGEM: Raízes históricas da colonização de Medianeira” se torna itinerante

A Prefeitura de Medianeira, através da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, e a UDC Medianeira firmaram uma parceria histórica, cultural e educativa, sendo a Instituição de ensino a primeira a receber a exposição itinerante “ORIGEM: Raízes históricas da colonização de Medianeira”.

A abertura da exposição, que está disposta no saguão da Faculdade, foi aberta no último dia 20, com a presença do Prefeito de Medianeira Antonio França; secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen; secretária de Educação e Cultura Rosiane Tonelli; vereadores Adriano Both, Eduardo de Paula Schulz e Juarez Demarchi; Coordenadora Geral da UDC Medianeira, Otaviana A. Baseggio; Gestora de Relacionamentos da UDC Medianeira, Elisa Matté; coordenadores dos cursos, professores e acadêmicos da UDC Medianeira.

Em sua fala, o prefeito Antonio França destacou a importância de parcerias que promovam a preservação da História e da memória. “Nós somos um município jovem, e ainda possuímos famílias de pioneiros residindo aqui, então esse trabalho de valorização da História é muito importante, porque é preciso saber de onde viemos, quais as nossas raízes. Essa exposição é uma viagem no tempo, conta os primórdios de Medianeira e poder levá-la a vários espaços, para que as pessoas possam contemplá-la, é muito gratificante”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen, falou da exposição mais importante da Casa da Memória. “Estamos tendo a oportunidade de levar um pouco da História de Medianeira para que as pessoas se reconheçam nela e se sintam pertencentes. Ela ficou quase dois anos lá na Casa da Memória e agora a comunidade acadêmica da UDC tem o privilégio de contar com a História do nosso município neste espaço, que também é histórico”, salientou. 

A Coordenadora Geral da UDC Medianeira, Otaviana A. Baseggio, se disse honrada por ser o primeiro estabelecimento de ensino a receber a exposição, que conta a história do povo medianeirense. “Cada um de vocês vai se encontrar nessa História, inclusive tem uma maquete do Educandário Nossa Senhora Medianeira, onde hoje é a UDC. Isso é história, é educação e é para todos os cursos”, reforçou.

Após os pronunciamentos, foi realizado o desate da fita e os presentes puderam visitar a exposição, que traz o início da colonização até o final da década de 1960, uma viagem no tempo, em que as histórias e memórias de Medianeira são contadas e recordadas, através de fotos, documentos e depoimentos. “Trouxemos para o saguão da UDC Medianeira o 1° Perímetro Urbano de Medianeira, em forma de um mapa, que mostra a cidade já está planejada com base no ‘X’, com as Avenidas Pedro Soccol e José Callegari ‘cortando’ a cidade. De forma interativa, pode-se ter acesso a fotos e informações sobre estabelecimentos, prédios públicos e locais como eram na época, dispostos em tótens informativos. Apresentamos também nove maquetes físicas, com algumas edificações das primeiras décadas, reproduzidas em impressora 3D, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a UTFPR - Campus Medianeira. Também um Jogo da Memória Gigante, em que de forma lúdica e interativa, pode-se exercitar a memória e conhecer a História do município. São 10 locais, com imagens das décadas de 1950 e 1960, combinadas com imagens da atualidade. Ou seja, 20 imagens que marcam a História de Medianeira”, detalha a coordenadora de Gestão Documental e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, Ana Cláudia Valério.

A exposição ORIGEM itinerante fica na UDC Medianeira por dois meses. Durante esse período, além da visitação os estudantes também terão a oportunidade de assistir ao documentário com os pioneiros, que integra a exposição. 

Após o período na UDC, a exposição irá percorrer outros espaços educativos e culturais.

Fonte: Assessoria

Autor do post