Nesta sexta-feira, (29) em atendimento a denúncia anônima, uma equipe da 5 ª CIA de Polícia Militar Ambiental constatou que na parte externa de uma residência no Bairro Jardim Social, no município de São Miguel do Iguaçu, haviam vários pássaros silvestres no local, em algumas gaiolas, tratando-se de: 02 Sabiás Laranjeiras (Turdus Rufiventris), 01 Canário-Terra (Sicalis Flaveola), 01 Azulão (Cyanoloxia Brissonii), 01 Pintassilgo (Sporagra Magellanica) e 03 Curiós (Sporophila Angolensis).
Como o responsável pelos pássaros não possuía nenhuma autorização para ter os pássaros em cativeiro, o mesmo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu e os pássaros silvestres foram apreendidos.
As aves estavam visivelmente em estado bravio e foram soltas à natureza, em seu habitat natural, na região do Refúgio Biológico.
Dentre os pássaros encontrados, um fato que chamou atenção da equipe, é que o Curió (nome popular), está classificado como ameaçado em extinção pela Lista Vermelha do Estado do Paraná, o que agravará a pena e a autuação do envolvido.
Fonte: Guia Smi