
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Pela 46ª vez na história, o Clube do Povo é campeão gaúcho! Neste domingo (16/03), o Colorado contou com gol de Enner Valencia para empatar o Gre-Nal 446 por 1 a 1, garantir o placar agregado de 3 a 1 na decisão e, assim, conquistar o título invicto do Estadual de 2025!
Equilíbrio nas ações
Enquanto Roger Machado escalou o Inter com os mesmos titulares da vitória por 2 a 0 na Arena, Gustavo Quinteros mandou os visitantes a campo com novidade. Na vaga de Monsalve, Edenilson foi titular, em um claro movimento para recuperar espaços no meio de campo. Mesmo assim, quem criou a primeira oportunidade foi o Clube do Povo: lançado nas costas da marcação gremista, Carbonero acelerou até a grande área e finalizou para milagre de Volpi!
Em desvantagem no agregado, o rival somou maior posse de bola, mas a postura ofensiva ofereceu espaços para o contragolpe colorado. Aos seis, Vitinho fez o pivô para Alan Patrick finalizar da entrada da área. Mais uma vez, o goleiro defendeu. Já aos 17, Carbonero teve grande chance pelo alto. Depois de escanteio batido por Alan Patick, o colombiano atacou a primeira trave e desviou antes da marcação. Tirou tinta!
As faltas táticas foram exploradas à exaustão pelos visitantes - e demoraram a ser coibidas pelo árbitro. Depois de forte dividida com Villasanti, Bruno Henrique precisou ser substituído. No lugar do camisa oito, entrou Ronaldo. Logo na sequência, aos 30, Olivera foi o autor da única finalização perigosa do rival na etapa inicial. Da direita, ele bateu com curva e mandou por tiro de meta. Cinco minutos mais tarde, Igor acertou Bernabei com muita força e recebeu, por fim, o primeiro amarelo adversário.
O Clube do Povo voltou a assustar nos acréscimos. Do corredor esquerdo da intermediária de ataque alvirrubra, Alan Patrick cobrou falta precisa. Na marca do pênalti, Victor Gabriel cabeceou forte. Volpi salvou, mas com rebote, que Vitão emendou por cima. A jogada, vale registrar, contou com evidente toque no braço de Lucas Esteves. O VAR, entretanto, não sugeriu revisão do juiz de campo após longos minutos de conferência na cabine.
É CAMPEÃO!
O Colorado voltou do intervalo com substituição na linha de frente. Alçado a campo na vaga de Carbonero, Wesley adicionou poder de fogo ao corredor esquerdo de ataque do Inter. Logo aos três, foi por esse lado que Bernabei acelerou até a linha de fundo e cruzou rasteiro. A assistência buscava Vitinho, mas foi antecipada pela zaga, que mandou em escanteio.
Aos 10 minutos, o placar do Beira-Rio foi inaugurado, e o gol que abriu a conta do clássico está, desde já, eternizado entre os mais bonitos da história do Gre-Nal. Exatamente na faixa de gramado posicionada entre o meio de campo e a grande área, Enner Valencia mostrou personalidade para cobrar falta visando ao ângulo. Forte e com efeito, a bola superou a barreira, fugiu do goleiro e morreu um centímetro abaixo da junção das traves. GOLAÇO do Clube do Povo!
O Grêmio empatou aos 16. Em condição extremamente duvidosa, Wagner Leonardo marcou, de cabeça, um gol que só foi confirmado depois de sete minutos de revisão na cabine. Ato contínuo, Quinteros colocou Dodi e Pavon nas vagas de Villasanti e Olivera. Roger, então, respondeu com Rogel e Borré, substitutos de Victor Gabriel - que também saiu lesionado - e Valencia.
Na única chance criada pelos visitantes após o empate, brilhou a estrela de Anthoni. Arrojado, o goleiro cresceu diante de Braithwaite e, nos pés do rival, fez linda defesa. Acreditando que poderia pressionar o Inter, Quinteros ainda sacou Amuzu para a entrada de Arezo. Àquela altura, todavia, o jogo já estava controlado pelo Clube do Povo. Postado com cinco defensores (Fernando se tornou zagueiro ao lado de Vitão e Rogel), o Colorado também ganhou o reforço de Thiago Maia, que entrou aos 45.
A chance derradeira da noite foi vermelha. Em velocidade, Borré disparou pela direita, conquistou a grande área e bateu cruzado e rasteiro. Volpi espalmou! A partir de então, o relógio até correu, mas o jogo não andou. No embalo da catarse de mais de 49 mil colorados e coloradas, Marcelo de Lima Henrique apitou pela última vez e confirmou, para todos os rincões do Rio Grande, que ESSA TERRA TEM PATRÃO!
Fonte: Assessoria Inter