Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Comunidade Tekohá Ocoy realiza abertura da 23º Semana Cultural Indígena

O evento visa valorizar e fortalecer a cultura Avá-Guarani com apresentações culturais, danças tradicionais, medicina natural, exposições, venda de artesanato indígena e trilhas na natureza.

  • 01/04/2025
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Comunidade Tekohá Ocoy realiza abertura da 23º Semana Cultural Indígena

A Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekohá Ocoy, de São Miguel do Iguaçu, realizou na manhã desta terça-feira, 01, a abertura da 23ª Semana Cultural Indígena, evento que conta com o apoio dos Governos Municipal e Estadual, além da Itaipu Binacional.

O evento visa valorizar e fortalecer a cultura Avá-Guarani com apresentações culturais, danças tradicionais, medicina natural, exposições, venda de artesanato indígena e trilhas na natureza.

Para o indígena Luiz Martinez, que no ato representou o cacique Celso Japoty Alves, a Semana Cultural serve como um encontro da comunidade local com a sociedade não indígena. “Momento que serve para mostrar a riqueza da nossa cultura”, destacou.  Ele citou ainda o apoio que a comunidade recebe do Governo Municipal. “Agradecemos pela constante disposição no apoio à comunidade indígena, não somente neste evento, mas em outras áreas diversas”, relatou.

O representante da Itaipu Binacional, técnico ambiental Anderson Gibathe, citou que o evento serve para a manutenção da cultura indígena. “Principalmente porque envolve as crianças, adolescentes e comunidade escolar como um todo que serão os futuros adultos, responsáveis por replicar e preservar essa cultura”, exaltou.

Representantes da Universidade Latina Americana (Unila) e da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), marcaram presença no evento. “Um dos únicos momentos que a comunidade Avá-Guarani abre suas portas para receber a comunidade como um todo, fundamental para a preservação da cultura”, disse o professor de Língua Cultura Guarani da Unila, Mario Ramao Villalva Filho.

“Um evento que deve ser mais disseminado para que a comunidade como um todo tenha acesso à riqueza da cultura indígena. Uma riqueza para as duas culturas”, observou a coordenadora do curso de Pedagogia da Unioeste e membro da Comissão Universidade para Povos Indígenas, Joceli de Fátima Arruda Sousa.

Na abertura também foi registrada a presença de alunos e professores de São Miguel e da região. A professora de história e geografia da rede municipal de Foz do Iguaçu-PR, Fernanda de Mattos, veio para conhecer de perto a cultura indígena. “Repassamos aos nossos alunos sobre a cultura indígena e dos povos originários, no entanto, nem sempre vivenciamos um pouco essa história. Vir aqui é aprender in loco um pouquinho dessa riqueza cultura”, completou.

A professora da Escola Municipal Geraldo Caldani, de São Miguel do Iguaçu, Silvana Ricardi Nunes Eckhardt, levou seus alunos para a abertura e contou que muitos estudantes têm dúvida sobre como é o dia-a-dia desses povos. “Alguns ainda pensam que eles não usam roupas e outras questões dessa natureza. Vir aqui e mostrar para eles como vivem, é fundamental para que compreendam que na atualidade não é bem assim”, completou. 

O vice-prefeito Claudio Rodrigues, reforçou o apoio do Governo Municipal para todas as comunidades e a importância desse evento. ‘Uma semana que valoriza a cultura e atrai muitos visitantes ao nosso município. Estamos sempre à disposição para ajudar em tudo o que for bom para a comunidade’, destacou.

Interessados em participar da programação da Semana Cultura podem agendar a presença nos seguintes contatos: diretora Delia Takua (45) 9.9965-9090; diretora Marli Takua (45) 9.9802-6602; secretária Rayane (45) 9.8825-9777.

A 23º Semana Cultural Indígena segue até quinta-feira, dia 03 de março.


Fonte: Assessoria

Autor do post