
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekohá Ocoy, de São Miguel do Iguaçu, realizou na manhã desta terça-feira, 01, a abertura da 23ª Semana Cultural Indígena, evento que conta com o apoio dos Governos Municipal e Estadual, além da Itaipu Binacional.
O evento visa valorizar e fortalecer a cultura Avá-Guarani com apresentações culturais, danças tradicionais, medicina natural, exposições, venda de artesanato indígena e trilhas na natureza.
Para o indígena Luiz Martinez, que no ato representou o cacique Celso Japoty Alves, a Semana Cultural serve como um encontro da comunidade local com a sociedade não indígena. “Momento que serve para mostrar a riqueza da nossa cultura”, destacou. Ele citou ainda o apoio que a comunidade recebe do Governo Municipal. “Agradecemos pela constante disposição no apoio à comunidade indígena, não somente neste evento, mas em outras áreas diversas”, relatou.
O representante da Itaipu Binacional, técnico ambiental Anderson Gibathe, citou que o evento serve para a manutenção da cultura indígena. “Principalmente porque envolve as crianças, adolescentes e comunidade escolar como um todo que serão os futuros adultos, responsáveis por replicar e preservar essa cultura”, exaltou.
Representantes da Universidade Latina Americana (Unila) e da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), marcaram presença no evento. “Um dos únicos momentos que a comunidade Avá-Guarani abre suas portas para receber a comunidade como um todo, fundamental para a preservação da cultura”, disse o professor de Língua Cultura Guarani da Unila, Mario Ramao Villalva Filho.
“Um evento que deve ser mais disseminado para que a comunidade como um todo tenha acesso à riqueza da cultura indígena. Uma riqueza para as duas culturas”, observou a coordenadora do curso de Pedagogia da Unioeste e membro da Comissão Universidade para Povos Indígenas, Joceli de Fátima Arruda Sousa.
Na abertura também foi registrada a presença de alunos e professores de São Miguel e da região. A professora de história e geografia da rede municipal de Foz do Iguaçu-PR, Fernanda de Mattos, veio para conhecer de perto a cultura indígena. “Repassamos aos nossos alunos sobre a cultura indígena e dos povos originários, no entanto, nem sempre vivenciamos um pouco essa história. Vir aqui é aprender in loco um pouquinho dessa riqueza cultura”, completou.
A professora da Escola Municipal Geraldo Caldani, de São Miguel do Iguaçu, Silvana Ricardi Nunes Eckhardt, levou seus alunos para a abertura e contou que muitos estudantes têm dúvida sobre como é o dia-a-dia desses povos. “Alguns ainda pensam que eles não usam roupas e outras questões dessa natureza. Vir aqui e mostrar para eles como vivem, é fundamental para que compreendam que na atualidade não é bem assim”, completou.
O vice-prefeito Claudio Rodrigues, reforçou o apoio do Governo Municipal para todas as comunidades e a importância desse evento. ‘Uma semana que valoriza a cultura e atrai muitos visitantes ao nosso município. Estamos sempre à disposição para ajudar em tudo o que for bom para a comunidade’, destacou.
Interessados em participar da programação da Semana Cultura podem agendar a presença nos seguintes contatos: diretora Delia Takua (45) 9.9965-9090; diretora Marli Takua (45) 9.9802-6602; secretária Rayane (45) 9.8825-9777.
A 23º Semana Cultural Indígena segue até quinta-feira, dia 03 de março.
Fonte: Assessoria