Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Autoridades brasileiras e paraguaias se unem para tratar sobre 2º ponte

  • 01/08/2016
  • Foto(s): Toni Ricardo
Autoridades brasileiras e paraguaias se unem para tratar sobre 2º ponte
Em comemoração ao Dia Internacional da Amizade, neste sábado (30) autoridades do Brasil e Paraguai se reuniram para discutir assuntos referentes à construção da segunda ponte e também para celebrar o acordo de Irmanação entre Foz do Iguaçu e Hernandarias.

Participaram dos eventos a prefeita de Foz do Iguaçu Ivone Barofaldi, o prefeito  de Hernandarias, Rubén Amancio Rojas, o governador de Alto Paraná, Justo Zacarías Irún, o prefeito de Minga Guazú, Digno Caballero Ruiz, o prefeito de Presidente Franco, Alcides Fernandez Lopéz, o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional,   Gilmar Piolla , o Diretor de Assuntos Internacionais da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Mohamad Ibrahim Barakat , representantes das Câmaras Municipais de Hernandarias e Foz do Iguaçu,  demais autoridades e convidados.

Na câmara de vereadores de Hernandarias, a prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi esclareceu  dúvidas relacionadas a situação das obras da segunda ponte entre Brasil e Paraguai.

Uma nota técnica enviada pelo DNIT ??? Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, (Superintendência Regional no Paraná, unidade local de Foz do Iguaçu) com a situação atual e a previsão de início das obras foi apresentada para as autoridades.

Segundo o chefe de serviço do DNIT em Foz do Iguaçu o Engenheiro Vicente Veríssimo, a empresa contratada pelo DNIT, Consórcio Construbase-Cidade-Paulitec, Contrato TT ??? 0608/2014 , recebeu a ordem de início dos serviços referente a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia, para a execução das obras em 10/10/2014.

O projeto é composto de vários projetos específicos para as partes estruturais. ?? medida que esses projetos vão sendo concluídos, são analisados pelos técnicos de estruturas da diretoria de planejamento e pesquisa do DNIT, e uma vez que as exigências previstas nas normas técnicas são atendidas, também são aceitas pelo departamento.

Atualmente já foram aceitos a concepção do projeto e o projeto das fundações.  Estão em análise os projetos referentes à mesoestrutura (pilares e torres), prevendo-se breve aceitação.

Também estão concluídos os projetos de desapropriação das áreas públicas e privadas necessárias para a execução da obra no lado Brasileiro.

Referente ao lado Paraguaio, segundo o MOPC , Ministério de Obras Públicas e Comunicações da República do Paraguai  , estão sendo tomadas todas as providências necessárias, para as desapropriações das áreas.

De acordo com a previsão da Coordenação Geral de Meio Ambiente do DNIT, o licenciamento do IBAMA , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis , está em fase de conclusão, com expedição da licença de instalação e documento necessário para início das obras até o mês de agosto de 2016.

Porém essa decisão, além da programação do DNIT, órgão executor da obra, por se tratar de uma obra que liga o Brasil a outro País, cabe a Presidência da República e ao Ministério dos Transportes.

Foz e Hernandarias - cidades irmãs
Após a reunião na Câmara de Vereadores, a comitiva foi recebida no Yacht Club Hernandarias, onde a bordo do barco Kattamaram foi celebrado o acordo de irmanação entre Foz do Iguaçu e Hernandarias.

O acordo tem por finalidade promover programas mútuos de cooperação e fraternidade, através do desenvolvimento de intercâmbios cultural, social, turístico e econômico. 

Para o prefeito  de Hernandarias, Rubén Amancio Rojas, o evento marca a história da fronteira. ???Este é um momento histórico para todos nós. Que o fortalecimento deste ato de irmanação seja proveitoso na cooperação social, turística e econômica das duas cidades, agora irmãs???, disse.

A Prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi , destacou: ???Para que possamos realmente ter um atendimento completo ao turista em nossa tríplice fronteira , é sim necessário que estejamos cada vez mais unidos. Entendemos que somos únicos e assim podemos receber nossos turistas como igualdade, tendo como objetivo comum o desenvolvimento da nossa região. Hoje viemos firmar uma grande amizade com Hernandarias, uma amizade com pessoas e de trabalho e tenho a certeza , que este ato renderá bons frutos. Estou muito orgulhosa de saber que nossa família aumenta, tendo todos vocês como nossos irmãos???, finalizou.

O projeto de lei que versa sobre a Cooperação entre os municípios foi aprovado na câmara de vereadores de Foz do Iguaçu, sancionado pelo executivo, e publicado em diário oficial do município no dia 23 de maio.  Agora, o projeto é a Lei Municipal 4.454/2016.

Hernandárias é um distrito e cidade do Paraguai localizado no centro do departamento de Alto Paraná. Ele está localizado a 8 km do centro de Ciudad del e a 335 km de Assunção. Fundada em 1896, é a cidade mais antiga de Alto Paraná. 

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557