
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Lar Cooperativa deu mais um passo rumo à diversificação das atividades agroindustriais e inaugurou uma nova unidade de processamento de peixes em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A estrutura moderna posiciona o município no mapa da indústria do pescado e reforça a liderança do estado como o maior produtor de tilápias do Brasil.
Com capacidade inicial para processar até 12 mil tilápias por dia, a cooperativa já mira um aumento para 15 mil peixes diários e pretende operar também aos sábados. A meta é clara: ampliar a produção e fortalecer a cadeia da piscicultura. “Nos primeiros anos melhoramos muito a atividade de grãos, depois a de suínos e frangos. O peixe era um sonho desenhado para 2026, mas com a aquisição da indústria, conseguimos antecipar esse plano”, afirmou Irineo da Costa Rodrigues - Presidente da cooperativa.
A geração de empregos também entra no radar com força. Atualmente, 90 funcionários atuam na unidade, mas a expectativa é chegar a 140 até a metade do próximo ano. “*Estamos muito contentes porque, com certeza, uma unidade dessa vai contribuir com o nosso produtor. Essa diversidade é importante, pois somos um município agrícola e isso fortalece nossa base econômica*”, disse Anderson Lazzeris – Vice-presidente da Câmara.
Com experiência consolidada na distribuição de frangos e suínos, a Lar aposta agora no peixe para ampliar a atuação em diversos estados. A marca já está presente em 900 pontos de venda. “Temos marca e temos distribuição. Não vamos ter dificuldade em levar esse peixe para fora do Paraná”, declarou Irineo da Costa Rodrigues - Presidente da cooperativa.
A prefeitura de São Miguel do Iguaçu estuda formas de incentivar ainda mais a piscicultura no município. Estão sendo analisados programas de apoio aos produtores locais, com o apoio de representantes do governo federal. “Vamos receber a visita do superintendente federal da Agricultura e Pesca e discutir o que é melhor para o município”, destacou Egon Remor – Secretário de agricultura.
Durante a cerimônia de inauguração, a nova planta recebeu uma bênção simbólica. “Prestigio este momento para trazer as bênçãos de Deus aos funcionários e a todos que trabalham aqui. Que seja um lugar de graças e oportunidade”, afirmou Pedro Freitas - Pároco.
A nova unidade é mais uma aposta da Lar para melhorar a vida das pessoas através da cooperação. “Cooperar é trazer atividades que gerem renda e transformem a vida das pessoas”, resumiu o presidente da cooperativa.
Fonte: Costa Oeste News