Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lar inaugura unidade industrial de peixes e impulsiona piscicultura no Oeste do Paraná

Com capacidade inicial para processar até 12 mil tilápias por dia, a cooperativa já mira um aumento para 15 mil peixes diários e pretende operar também aos sábados.

A Lar Cooperativa deu mais um passo rumo à diversificação das atividades agroindustriais e inaugurou uma nova unidade de processamento de peixes em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A estrutura moderna posiciona o município no mapa da indústria do pescado e reforça a liderança do estado como o maior produtor de tilápias do Brasil.

Com capacidade inicial para processar até 12 mil tilápias por dia, a cooperativa já mira um aumento para 15 mil peixes diários e pretende operar também aos sábados. A meta é clara: ampliar a produção e fortalecer a cadeia da piscicultura. “Nos primeiros anos melhoramos muito a atividade de grãos, depois a de suínos e frangos. O peixe era um sonho desenhado para 2026, mas com a aquisição da indústria, conseguimos antecipar esse plano”, afirmou Irineo da Costa Rodrigues - Presidente da cooperativa.

A geração de empregos também entra no radar com força. Atualmente, 90 funcionários atuam na unidade, mas a expectativa é chegar a 140 até a metade do próximo ano. “*Estamos muito contentes porque, com certeza, uma unidade dessa vai contribuir com o nosso produtor. Essa diversidade é importante, pois somos um município agrícola e isso fortalece nossa base econômica*”, disse Anderson Lazzeris – Vice-presidente da Câmara.

Com experiência consolidada na distribuição de frangos e suínos, a Lar aposta agora no peixe para ampliar a atuação em diversos estados. A marca já está presente em 900 pontos de venda. “Temos marca e temos distribuição. Não vamos ter dificuldade em levar esse peixe para fora do Paraná”, declarou Irineo da Costa Rodrigues - Presidente da cooperativa.

A prefeitura de São Miguel do Iguaçu estuda formas de incentivar ainda mais a piscicultura no município. Estão sendo analisados programas de apoio aos produtores locais, com o apoio de representantes do governo federal. “Vamos receber a visita do superintendente federal da Agricultura e Pesca e discutir o que é melhor para o município”, destacou Egon Remor – Secretário de agricultura.

Durante a cerimônia de inauguração, a nova planta recebeu uma bênção simbólica. “Prestigio este momento para trazer as bênçãos de Deus aos funcionários e a todos que trabalham aqui. Que seja um lugar de graças e oportunidade”, afirmou Pedro Freitas - Pároco.

A nova unidade é mais uma aposta da Lar para melhorar a vida das pessoas através da cooperação. “Cooperar é trazer atividades que gerem renda e transformem a vida das pessoas”, resumiu o presidente da cooperativa.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post