
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A conquista de Alex Malacarne é ainda mais significativa por se tratar de sua primeira participação na Elite, a categoria mais alta do mountain bike mundial. O atleta da Specialized Racing BR, que já havia feito história em Araxá no ano passado com seu primeiro pódio e vitória na Elite, não escondeu a emoção ao falar sobre a conquista:
"Bom, nesse ano de 2025, como a gente já falou, eu tô estreando na categoria Elite. E o circuito mundial começou com duas etapas no Brasil. A primeira foi esse final de semana, que foi logo a minha estreia, né, na maior prova do mundo, na Elite. E Araxá tem uma história muito legal comigo, que ano passado eu fiz meu primeiro podio na Copa do Mundo. Também minha primeira vitória, UCI Elite. E aqui foi minha primeira prova Elite. E ontem foi um dia sensacional. A gente teve três brasileiros no top 12. Um atrás do outro, décimo, décimo primeiro, décimo segundo. Eu fiz o décimo primeiro. É a primeira vez na história que a gente teve três brasileiros no top 15. Então... Não tinha forma melhor de estrear do que assim. Praticamente um top 10 na minha primeira prova da Elite. Foi sensacional, indescritível. A festa foi incrível. O público torceu muito, vibrou muito. É, o pessoal foi à loucura. Foi sensacional."
O evento, que teve início no sábado (05/04) com a prova de Short Track (XCC), já demonstrava o alto nível dos atletas brasileiros. Alex Malacarne, apesar de ter enfrentado dificuldades na prova, finalizou na 33ª colocação e compartilhou suas impressões:
"Ufff estreia feita!! E que choque no sistema, entreguei tudo, foi uma das provas mais intensas da minha vida, e isso apenas para conseguir seguir o grupo vamos aprendendo com esses caras!!"
No entanto, foi no domingo (06/04), na prova de XCO, que Alex Malacarne brilhou intensamente, mostrando a força do esporte regional e garantindo seu nome na história do mountain bike brasileiro. Ao lado de Gustavo Xavier e Ulan Galinski, o atleta de Medianeira protagonizou um desempenho memorável, com os três cruzando a linha de chegada praticamente juntos e garantindo um inédito top 12 triplo para o Brasil. Xavier e Malacarne completaram a prova com o tempo de 1’20’’19, demonstrando a consistência e o talento da nova geração do mountain bike brasileiro.
A conquista de Alex Malacarne em Araxá é um marco para o esporte de Medianeira e região, inspirando jovens atletas e mostrando que, com dedicação e trabalho duro, é possível alcançar os mais altos níveis do esporte mundial.
Fonte: Assessoria