
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A pavimentação da nova estrada entre Ramilândia e Santa Helena se aproxima de 50% de execução. A obra é resultado da parceria entre Itaipu Binacional, responsável pelo aporte de recursos, e o Governo do Paraná, cabendo ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) contratar, administrar e fiscalizar o andamento dos trabalhos.
O investimento é de R$ 20.075.135,20, contemplando uma extensão de 26,23 quilômetros de nova pista com duas faixas de tráfego em pavimento asfáltico. Prestes a chegar na divisa de ambos os municípios, a obra vem preocupando cerca de 20 famílias da comunidade de São Roque da Serra.
Nesta quinta-feira (10), funcionários da empresa responsável pela execução da obra foram vistos realizando a medição da estrada. Em um momento de questionamentos em razão dos locais onde as estacas estariam sendo fixadas e o avanço da demarcação sobre as propriedades, a Polícia Militar precisou ser acionada.
Segundo seu Adão Vieira, um dos moradores mais antigos da comunidade, com mais de 50 anos residindo no local, com a passagem da estrada, ele perderá três mil e 24 metros quadrados de terras, conforme levantamento feito pelo DER-PR.
Outro morador, Lisandro Faust, produtor de suínos, será um dos mais afetados com a passagem pela rodovia, a qual deveria ser desviada pela região da comunidade de Santa Clara, definido em Audiência Pública, segundo o morador.
Um dos pontos mais questionados é o valor da indenização, cerca de R$ 4,50 por metro quadrado de terra, o que segundo os moradores, não irá cobrir nem os custos para readequação das propriedades.
Lizandro detalha que nenhum morador é contrário a pavimentação, mas que o projeto seja revisto. Caso não haja acordo, mais de 20 famílias que residem na região deverão ser afetadas com a nova rodovia, que tem a promessa de melhorar o escoamento agrícola na região.
Fonte: Costa Oeste 93