Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Boletim de monitoramento avalia condições climáticas de abril na safra 2024/25

O BMA é uma publicação mensal, resultado da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam).

Boletim de monitoramento avalia condições climáticas de abril na safra 2024/25

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta semana, a edição de abril do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), com dados e informações parciais deste mês sobre o clima nas lavouras.

Nas três primeiras semanas deste mês, os maiores volumes de precipitação ocorreram na região Norte, favorecendo os cultivos de primeira e segunda safras. No Nordeste, houve restrição hídrica em algumas áreas, principalmente no Semiárido. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas foram suficientes para a manutenção da umidade no solo, exceto em partes de São Paulo e Minas Gerais, onde a falta de chuvas impactou o desenvolvimento do milho segunda safra. Na região Sul, apesar da irregularidade das precipitações, as temperaturas foram mais amenas e reduziram a perda de umidade no solo.

Os dados espectrais indicam condições favoráveis de desenvolvimento do milho segunda safra nos principais estados produtores. Atualmente, o índice de vegetação (IV) da safra atual encontra-se acima da média e da safra passada em quase todos os estados. No entanto, houve uma desaceleração no crescimento do IV em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, devido à irregularidade das chuvas. No Rio Grande do Sul, o índice evoluiu abaixo da safra anterior e da média histórica desde janeiro, devido principalmente ao impacto das intempéries climáticas no desenvolvimento da soja.

O estudo mostra ainda que a colheita do arroz está adiantada nos principais estados. No Rio Grande do Sul, a produtividade das lavouras é considerada boa, embora a qualidade dos grãos apresente heterogeneidade. Em Santa Catarina, as condições climáticas foram favoráveis ao longo do ciclo e a qualidade e produtividade dos grãos têm sido satisfatórias. No Tocantins, a colheita já atinge mais de 60% das áreas produtoras. As lavouras cultivadas em várzeas, em sucessão à soja, apresentam boa sanidade.

O BMA é uma publicação mensal, resultado da colaboração entre a Conab, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam). O trabalho conta, ainda, com a colaboração de agentes que contribuem com dados pesquisados em campo.

A versão completa do Boletim está disponível para consulta no site oficial da Conab. Clique aqui para acessar.

Fonte: Assessoria

Autor do post