Depois de uma overdose de Brasileirão e jogos antigos da Seleção para elaborar análises, Tite dará início nos próximos dias à mais uma etapa de construção da sua primeira convocação como técnico da seleção brasileira.
Acompanhado do coordenador Edu Gaspar e do preparador físico Fábio Mahseredjian, ele vai para o exterior assistir a amistosos de alguns dos principais clubes da Europa, e também pretende conversar com técnicos.
O trio embarca nesta terça-feira com compromissos marcados: no dia 3 de agosto, estarão em Real Madrid x Bayern de Munique, nos Estados Unidos. No dia 6 assistirão a Liverpool x Barcelona, na cidade inglesa, e no dia seguinte, em Londres, irão à inauguração do estádio do West Ham, que receberá a Juventus, da Itália.
As partidas envolvem uma série de brasileiros: Marcelo, Casemiro, Douglas Costa, Philippe Coutinho, Daniel Alves, Hernanes e Alex Sandro, entre outros que já figuraram nas listas de convocados.
Assim como fez enquanto esteve no Brasil e conversou com técnicos da Série A para coletar informações táticas, técnicas e comportamentais sobre possíveis convocados, Tite pretende se encontrar também com os treinadores europeus.
Zinedine Zidane, do Real Madrid, Jürgen Klopp, do Liverpool, e Carlo Ancelotti, que o recebeu quando estava no Real e se tornou a principal referência de Tite, e agora assumiu o Bayern, devem receber o brasileiro nas próximas semanas. Luis Enrique, do Barcelona, e Massimiliano Allegri, da Juventus, também foram consultados.
O técnico da seleção brasileira pretende agregar o máximo de referências possíveis sobre posições e funções que os jogadores podem desempenhar, além de reações comportamentais, para compensar a ausência do trabalho diário que, por exemplo, deu tantos frutos no Corinthians.
A ida de Fábio Mahseredjian à Europa representa a primeira atividade de um preparador físico exclusivo da CBF. Ex-funcionário do Corinthians, ele será responsável pelas informações no aspecto físico: quem voltou melhor das férias europeias, o peso de cada atleta, se algum ainda sofre efeitos de lesões recentes, entre outros dados.
A primeira convocação de Tite ainda não tem data confirmada, mas a CBF pediu à Fifa que ela seja realizada no dia 22 de agosto, após a Olimpíada, para não causar nenhum tipo de perturbação na equipe brasileira. Essa data está fora do prazo, por isso a comissão técnica aguarda o aval.
A estreia do novo técnico será no dia 1º de setembro, em Quito, contra o Equador. No dia 6, a Colômbia será adversária em Manaus. Ambos os jogos serão válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O Brasil ocupa atualmente a sexta colocação, fora da zona de classificação para o torneio.
Fonte: Globo Esporte