A duplicação da BR-163, entre Cascavel e Marmelândia foi iniciada em março deste ano. São 74 quilômetros de obra, cujo prazo de conclusão termina em 2018. Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), até agora 8% da obra foi concluída.
A obra tem custo de R$ 579 milhões e foi licitada em uma modalidade que impede aditivos. A responsabilidade é do consórcio formado pelas empresas Sanches Tripoloni e Maia Melo.
Segundo o órgão, os trabalhos estão dentro do que o cronograma prevê. O trabalho foca na terraplenagem e reforço do subleito, mais construção das bases dos pilares do novo viaduto sobre a BR-277.
Desde que as obras começaram, o trânsito, que já era carregado, ficou ainda mais complicado. Por causa do maquinário pesado, a ultrapassagem foi proibida por um longo trecho. Não está definido, no entanto, se conforme os trechos forem ficando prontos, o trânsito na nova pista será liberado. O Dnit afirma estar analisando esta questão para chegar à definição mais segura para os motoristas.
Toledo/Marechal Cândido Rondon
Outro trecho da BR-163 que está em fase de duplicação são os 38,9 quilômetros entre Toledo e marechal Cândidno Rondon. Lá está sendo feita a terraplenagem e remoção vegetal, preparativa para a pavimentação de 10 quilômetros com sistemas de drenagem também executados.
O consórcio responsável pela obra é o formado pelas empresas TV, Castilho e Urbaniza, com custo licitado de R$ 306 milhões. Esta obra também é para 2018.
Fonte: Marechal News