A abertura da Olimpíada, que ocorre nesta sexta-feira (5) no Maracanã, Zona Norte do Rio, terá a participação de mais de 5 mil voluntários, 200 dançarinos e 12 escolas de samba - além de peças compradas no Saara, zona de comércio popular do Rio.
Os números da organização são gigantescos também nos adereços: serão 5,5 mil figurinos. Para fazer o espetáculo também foram usados 50 mil metros de tecido e mais de 20 quilômetros de cabos.
Segundo os responsáveis, a cerimônia irá transmitir uma mensagem de tolerância, respeito e cuidado com o planeta.
Os atletas participantes vão receber sementes, que serão plantadas em Deodoro. A ideia é criar uma floresta olímpica que será o legado para os atletas da cidade.
De acordo com Fernando Meirelles, diretor criativo da cerimônia, o objetivo da apresentação é buscar semelhanças e celebrar as diferenças. " A gente está propondo, fazendo um apelo ao mundo pela paz em relação ao planeta", disse.
O espetáculo também terá muita música e soluções criativas para enfrentar algumas dificuldades de estrutura do espaço, como as portas pequenas e o orçamento enxuto.
"A parte artística é para deixar as pessoas num estado legal, emocionadas, felizes e dançantes", disse Daniela Thomas, diretora de teatro e integrante do grupo de criação.
Mas o show também terá emoção. " A gente não quis tecnologia, a gente queria o ser humano, a opção pelo analógico é uma grande sacada", disse Meirelles.
Fonte: G1