O empate em 0 a 0 na noite desta quinta-feira, pela 18ª rodada, não serviu para Grêmio nem para Santa Cruz. Enquanto os donos da casa perderam mais uma chance de assumir a liderança do Brasileirão, os pernambucanos seguem na zona de rebaixamento. Em uma noite de muitos erros e bolas na trave, as duas equipes fizeram um duelo parelho, mas com poucos lances de emoção. Ao final, os torcedores tricolores vaiaram os jogadores.
Jogando em casa, o Grêmio perdeu pontos mais uma vez contra uma equipe da zona de rebaixamento. De quebra, perdeu a chance de assumir a liderança do Brasileirão e permanece em quarto, com 32 pontos. O Santa Cruz, por sua vez, não conseguiu deixar o Z-4, mas ganhou uma posição. Agora é 17º, com 18.
O Santa Cruz conseguiu segurar o Grêmio em seu campo até a metade da primeira etapa. Mais tarde, o time de Roger Machado dominou as ações e até finalizou, mas principalmente em tentativas de longa distância. Os visitantes passaram a apostar nos contra-ataques e quase abriram o placar em duas oportunidades no final, com Grafite e Jadson.
O jogo se tornou mais franco na segunda etapa. As duas equipes criaram chances de gol. Enquanto o Grêmio se jogava ao ataque em desespero pelo primeiro gol, o Santa Cruz aproveitava os espaços e partia para o contra-ataque. Porém, faltou qualidade a ambas, e o empate zerado foi o placar mais justo em Porto Alegre.
A bola teimou em não entrar pelo lado gremista. No segundo tempo, Miller Bolaños cobrou falta na trave direita de Tiago Cardoso, e Negueba errou de peixinho na frente do gol no rebote. Em seguida, foi a vez de Douglas cabecear no pé direito da baliza do arqueiro do Santa Cruz.
O Grêmio irá folgar na última rodada do primeiro turno. O duelo contra o Botafogo foi transferido para o dia 4 de setembro devido à Olimpíada do Rio de Janeiro. Já o Santa Cruz recebe o São Paulo no Arruda, no domingo, às 16h15.
Fonte: Globo Esporte