O mês de agosto é dedicado às vocações. Em São Miguel do Iguaçu, o Centro Catequético Dom Scalabrini está com uma programação diferenciada, de acordo com a vocação celebrada na semana.
Na primeira semana, a Igreja Católica lembra a vocação do sacerdote. Por isso, toda a equipe (coordenação e catequistas) junto com catequizandos e coral da catequese, produziram um vídeo para homenagear os dois sacerdotes da Paróquia São Miguel: Padres Paulo e Leonardo. (Confira abaixo)
O vídeo foi exibido no sábado (06) durante a Missa de responsabilidade da catequese. Além do vídeo, o coral da catequese apresentou a música ???Escolhidos por Deus??? e as catequistas entregaram uma cesta de presente para o Padre Paulo, que estava celebrando na Matriz.
O Padre Leonardo, que celebrava Missa em um dos bairros, recebeu o presente assim que chegou à Igreja.
Cada semana, as catequistas abordarão umas das vocações celebradas:
Primeiro domingo: é o dia das vocações sacerdotais. Atualmente também se comemora o dia das vocações diaconais, ou melhor dizendo: dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D???Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.
Segundo domingo: por imitação do segundo domingo de maio ??? no qual é comemorado o Dia das Mães ??? temos o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.
Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.
Quarto domingo: é nesta data que se comemora o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. O dia do cristão leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei.
Fonte: Daiane Staub