Depois de Capanema, que teve um salto significativo de 2.519 vagas em função da construção da usina do Baixo Iguaçu, Medianeira é o segundo município do Paraná na geração de empregos no primeiro semestre deste ano.
Santa Helena aparece também na lista das 10 mais no quesito de abertura de vagas de acordo com dados colhidos junto ao Caged, que mede o saldo descontando as demissões.
Um levantamento do Observatório do Trabalho, da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos com dados do Caged, mostra que das dez cidades que mais geraram vagas nos primeiros seis meses de 2016 no Paraná, nove tem menos de 65 mil habitantes.
Apenas Toledo (495), que aparece na lista, tem mais de 100 mil habitantes, depois vem Florestópolis, com (467), Marialva (456), Santo Inácio (319), Bocaiúva do Sul ( 308), Cambará (306), Santa Helena ( 273) e Jaguapitã (272).
Setores como construção civil, frigoríficos e sucroalcooleiros puxaram o emprego nesses municípios. Mas há também geração de vagas na área de saúde, laboratórios, indústria de madeira e de vestuário.
Fonte: AEN