A Polícia Militar de Diamante do Oeste cumpriu um mandado de prisão na manhã desta segunda-feira (15).
Um homem que deu entrada no Hospital Menino Jesus, de Diamante do Oeste, com quadro de peritonite, se identificou como Ciro Rodrigues, porém não apresentou nenhum documento e para que fosse encaminhado para atendimento especializado, era necessária sua documentação.
A Polícia Militar foi chamada para comparecer no Hospital, na tentativa de coletar dados que fossem suficientes para preencher os requisitos de encaminhamento e quando os policiais questionaram-no sobre o seu nome, o mesmo informou ser Valdecir Moreira Mendes.
Ao checar o nome no sistema policial, foi encontrado um mandado de prisão expedido pela juíza Josiane Pavelski Borges, da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios de Cruzeiro do Oeste. Valdecir foi condenado por latrocínio (roubo seguido de morte), ocorrido no Assentamento Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu. Ele foi preso em 2007 e um tempo depois era tido como preso de confiança, trabalhava na cozinha do presídio de Cruzeiro do Oeste, de onde fugiu em 2015.
Foi expedido o mandado de prisão contra Valdecir, para o cumprimento do restante da pena, fixada em 12 anos, cinco meses e seis dias, em regime fechado. Ao CL, Valdecir contou que desde que fugiu mudava de cidade de tempos em tempos.
Atualmente residia em Diamante do Oeste, onde trabalhava fazendo ???bico???. O Crime Valdecir e seu comparsa José João Agnes, invadiram uma casa onde estavam José Claudio Birk e seu filho, na época com 17 anos de idade. As vítimas foram amarradas e levadas para a um matagal há cerca de 500 metros da residência. Ao serem reconhecidos, Valdecir e José decidiram matar as vítimas.
José Claudio foi assassinado com um tiro na nuca, já seu filho, mesmo amarrado, conseguiu correr e fugir dos criminosos.
No dia seguinte ele saiu do mato e conseguiu avisar a polícia. Valdecir foi preso pela Polícia Militar de Guaraniaçu, após denúncia de populares, informando que ele estaria escondido na Linha Lejanoski naquela cidade.
Fonte: Correio do Lago