Embora a maioria de suas propriedades seja notada apenas a nível interno, o consumo de linhaça também pode nos ajudar a frear o envelhecimento precoce e retardar o aparecimento de rugas.
A linhaça (linum usitatissimum) é uma planta herbácea usada nas indústrias têxtil e alimentar.
Nos últimos anos ela vem ganhando muita fama e popularidade, pois foi comprovado que seus nutrientes conferem a ela uma variedade de aplicações medicinais e cosméticas.
Suas sementes são ricas em ácidos graxos ômega 3, antioxidantes e outras substâncias essenciais que servem como suplementos alimentares para ter uma saúde melhor.
Na verdade, devido à sua qualidade nutricional ela é altamente recomendável nos planos de alimentação que são projetados para ajudar a perder peso.
Há outras razões pelas quais vale a pena começar a incluí-la em sua dieta diária, e a seguir queremos compartilhar as 10 melhores delas.
Benefícios de consumir linhaça1. Ajuda a perder peso
As fibras vegetais contidas na linhaça a tornam um excelente aliado para perder peso de forma saudável.
Estes nutrientes melhoram os processos digestivos e aumentam a sensação de saciedade para evitar o consumo excessivo de calorias.
2. Controla o colesterol
Sua contribuição significativa de fibra solúvel impede que o colesterol se oxide nas artérias, ao mesmo tempo em que facilita a sua eliminação de forma natural.
Isso ocorre porque a fibra adere aos lipídios prejudiciais e evita que fiquem presos na corrente sanguínea.
3. Combate os transtornos inflamatórios
Muitos especialistas acreditam que a origem de grande parte das doenças crônicas se deve à falta de controle nos processos inflamatórios no organismo.
Essas sementes contêm uma substância chamada ácido linolênico que tem uma ação anti-inflamatória muito boa para o corpo.
Seu consumo diário é chave na prevenção e no tratamento de:
Gastrite
Tendinite
Colite
Artrite
Osteoartrite
4. ?? anticancerígena
Foram encontrados na linhaça 27 compostos anticancerígenos que poderiam ser a chave para prevenção e terapia contra o câncer.
Uma das mais proeminentes, a lignina, exerce um efeito antioxidante que excede o exercido pela vitamina E.
Graças a isto, protege contra danos celulares e reduz a presença de tumores malignos como os que afetam as mamas.
5. Favorece o controle hormonal
Muitos nutricionistas concordam em dizer que este alimento é um dos melhores para mulheres na menopausa ou com descontroles hormonais, pois contém alguns fitoestrógenos que equilibram a carga hormonal.
Seu consumo aumenta a fertilidade e ajuda a controlar os sintomas físicos que ocorrem devido à diminuição nos níveis de estrogênio.
6. Melhora a digestão
As fibras de tecido vegetal solúveis e insolúveis são úteis no tratamento de problemas digestivos como a azia, gastrite, constipação e outros.
Graças a sua grande capacidade de absorção, reduz o excesso de ácido do estômago e evita a formação de úlceras.
?? também um lubrificante e um laxante natural que facilita a expulsão de resíduos sem causar alterações no pH da flora intestinal.
7. Aumenta a energia
Apesar de serem baixas em calorias, as sementes de linhaça têm um importante valor energético que podemos aproveitar para melhorar o desempenho físico e mental.
Seu consumo estimula o gasto calórico enquanto aumenta a energia durante o treinamento e em atividades com exigência física.
8. Protege a saúde cardiovascular
Por suas contribuições de ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes, trata-se de um remédio maravilhoso para evitar a formação de coágulos sanguíneos e o endurecimento arterial.
Essas propriedades serão eficazes desde que seu consumo seja aliado a uma dieta adequada e outros hábitos de vida saudáveis.
9. Previne o envelhecimento precoce
As vitaminas com poder antioxidante contidas neste alimento servem para atenuar o processo de envelhecimento precoce que é produzido pela ação dos radicais livres.
Dentre estas destacam-se:
As vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico.
A vitamina C.
Vitamina E.
Você quer saber mais? Leia: Melhores remédios naturais contra cravos, verrugas e manchas da idade
10. Combate a retenção de líquidos
Por sua contribuição significativa de minerais e fibras este ingrediente estimula o funcionamento dos rins para aumentar a expulsão de líquidos e de sódio.
Sua ação diurética desinflama os tecidos e impede que voltem a reter água em excesso.
Essas propriedades podem ser aproveitadas através de seu consumo diário, antes ou durante cada refeição principal.
O ideal é ingeri-la moída para facilitar a digestão. Ela pode ser adicionada em saladas, sopas, vitaminas e muitas outras receitas.
Fonte: Melhor com saúde