Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Guarapuava sofre surto de caxumba em 2016, diz Secretaria da Saúde

  • 18/08/2016
  • Foto(s): G1
Guarapuava sofre surto de caxumba em 2016, diz Secretaria da Saúde
O município de Guarapuava, na região central do Paraná, está sofrendo com um surto de caxumba, segundo a Secretaria de Saúde do Paraná. A doença, transmitida por um vírus, já atingiu mais de 500 pessoas neste ano. O número é cerca de seis vezes maior do que em 2015, quando apenas 75 moradores foram diagnosticados com a doença.

Em uma das escolas da cidade, a direção se preocupa com o número de alunos que já contraíram a doença. A direção tenta adotar medidas para reduzir os casos, já que cada aluno infectado perde no mínimo uma semana de aulas. "Abrir as janelas, abrir as portas, higienizar as mãos com álcool gel... Porque são essas as recomendações que nós temos como procedimento", diz a diretora Vera Maia.

"Nós temos mais de 15 casos que apareceram com a receita médica e as orientações médicas, desde o período que voltamos das férias de julho", conta a diretora.

Apesar do alto número de casos, a Secretaria de Saúde diz que os moradores não precisam se preocupar. Basta prevenir a doença lavando bem as mãos e evitando ficar em locais fechados, com pouca circulação de ar.

Também é possível ir a um posto de saúde para tomar gratuitamente a vacina contra a doença.

Outra orientação importante é buscar atendimento médico, caso os sintomas da doença apareçam, pois alguns remédios não podem ser administrados em pacientes com caxumba, sob risco de reações adversas.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557