Sete presos fugiram da cadeia de Cianorte, no noroeste do Paraná, na madrugada deste domingo (21). De acordo com a Polícia Civil, os detentos escaparam por um túnel aberto em uma das galerias.
Ainda conforme a polícia, os presos cavaram o buraco até o pátio externo, por onde escaparam. Até as 12h30, dois foram recapturados em Terra Boa, a 25 km de Cianorte, e um foi localizado na área rural do município de São Tomé.
Agente penitenciários e a Polícia Militar realizaram uma contagem dos internos e inseriram pedras e concreto na saída do túnel. A cadeia de Cianorte está com 180 presos, mas tem capacidade para 40.
Fugas constantes
Essa já é a terceira fuga registrada na unidade em pouco mais de 30 dias. Uma delas ocorreu dia 17 de julho, quando presos renderam um agente penitenciário durante a entrega do almoço e escaparam. A mais recente foi no dia 1° de agosto quando seis detentos escaparam pelo solário da unidade. Os internos serrarem grades de uma galeria, seguiram para outra ala que estava interditada e de lá tiveram acesso ao solário
Os problemas no local persistem há seis meses. Em janeiro, os agentes encontraram um túnel de oito metros em uma cela. Já em maio, um carcereiro foi rendido durante uma rebelião. Um preso foi baleado na perna após trocar tiros com um investigador da Polícia Civil.
Já em junho, agentes encontraram um buraco de 13 metros em uma cela e no dia 2 de julho outro túnel de 10 metros foi localizado.
Fonte: G1