Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ironman 70.3 Brasil Paraguay será a "olimpíada" de Itaipu neste sábado (27)

  • 23/08/2016
  • Foto(s): Ilustrativa
Ironman 70.3 Brasil Paraguay será a "olimpíada" de Itaipu neste sábado (27)
A Itaipu Binacional recebe neste sábado (27), a partir das 9h30, a segunda edição do Ironman 70.3 Brasil Paraguay. A prova, que é totalmente realizada no interior da usina hidrelétrica, tem largada na margem paraguaia e chegada no lado brasileiro da hidrelétrica. Já estão confirmados 650 triatletas, entre eles, o atual campeão, o brasileiro Cid Florêncio, que enfrentarão 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

O Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay 2016 é a única prova binacional do circuito. As demais são realizadas em Palmas, Florianópolis, Rio de Janeiro e Fortaleza. A Itaipu Binacional é patrocinadora máster da etapa. A organização é da Unlimited Sports e a realização da Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE).

Público

No sábado (27), dia da prova, não haverá visitação aos atrativos da usina - apenas o Ecomuseu e a Iluminação da Barragem (que acontece à noite) estarão disponíveis aos turistas. Mas o público poderá acompanhar a competição, sábado, e a Expo Ironman, que começa já na quinta-feira (25), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV). Para assistir à prova, é necessário fazer cadastramento no CRV, a partir de quinta-feira (25), até às 8h de sábado. A entrada é gratuita.

No dia da prova, os estacionamentos do CRV, da Central de Cadastramento e da Vila C (atrás do CRV) estarão liberados para o público. Um sistema de transporte, das 6h às 8h30, levará o público para a margem paraguaia da usina, onde acontece à largada, às 9h30, com a prova de natação.

Somente após o último atleta sair da água, cerca de uma hora depois da largada, estará autorizado o transporte do público de volta para o lado brasileiro. A chegada da competição, na prova de corrida, ocorrerá próximo à Barreira de Controle da Itaipu, onde haverá uma arquibancada para a torcida vibrar com a passagem dos triatletas.

Os primeiros colocados devem completar o triatlo em, aproximadamente, 4h30min. A partir das 13h ou 14h, já devem ser conhecidos os primeiros vencedores. O encerramento está previsto para depois das 17h.

Time Itaipu

Entre os participantes da competição, dezesseis empregados (15 de Itaipu e um do PTI) formam o Time Itaipu no Ironman. Time que, a cada ano, está mais forte. Na primeira edição da prova, em 2014 (quando ela ainda não era binacional), foram apenas dois competidores da empresa. Em 2015, foram sete.

O agente de segurança Alan Douglas Lucatto, 29 anos, foi um dos dois pioneiros de Itaipu a encarar o Ironman, há dois anos - o outro foi Eron Nyznyk, da área Técnica. "A primeira participação foi importante, porque vimos que não era impossível disputar e concluir a prova", disse Lucatto.

O treinamento específico do Time Itaipu para a competição da edição 2016 começou há quatro meses. Inicialmente, o grupo treinou isoladamente cada uma das modalidades. Depois, os treinos passaram a ser mais longos, de até quatro horas, para acostumar o corpo ao tempo total previsto da prova. "São seis dias por semana, só descanso no domingo", conta Lucatto.

O agente de segurança Rogério Ricarte Telles, 39 anos, está firme nos treinos, mas confessa que não deixa de ir a um churrasco, quando convidam. Para ele, competir é um estímulo para sair do sofá, se exercitar e estar saudável para a família. "Gostoso é ficar em casa, tomar cerveja, comer bem. Mas eu quero me cuidar para minhas filhas, para estar bem de saúde daqui a alguns anos", diz.

Para o bombeiro Márcio Marchetto, o Ironman é uma busca pelo prazer. "Li uma vez que o que mais dá prazer para o cérebro é aprender algo novo. A segunda coisa é superar desafios, chegar ao limite", explica. "No treino, eu aprendi a pedalar, a comer direito, a conhecer o meu corpo. Agora vou atrás da superação do desafio. ?? prazer em dobro", conclui.

Programação

Quinta-feira (25) - Itaipu Binacional

9h - 19h - Expo - Ironman (CRV Brasil)

9h - 19h - Cadastro do Público (CRV Brasil - Expo)

9h - 19h - Entrega de Kits (CRV Brasil - Expo)



Sexta-feira (26) - Itaipu Binacional

9h - 19h - Expo - Ironman (CRV Brasil)

9h - 19h - Cadastro do Público (CRV Brasil - Expo)

9h - 18h - Entrega de Kits (CRV Brasil - Expo)

9h40 - 18h - Transfer Bike Check-in (CRV Brasil)

10h - 18h - Bike Check-in (Margem Direita Itaipu - Paraguai)

10h - 18h - Pintura dos Atletas (Margem Direita Itaipu - Paraguai - Bike Check-in)

18h - Congresso Técnico - Português 1 (CRV Brasil - Auditório)

19h - Congresso Técnico - Português 2 (CRV Brasil - Auditório)

20h - Congresso Técnico - Inglês/Espanhol (CRV Brasil - Auditório)



Sábado (27) - Itaipu Binacional

9h - 19h - Expo - Ironman (CRV Brasil)

6h - 8h30 - Transfer de Acesso à Largada (Estacionamento Vila C)

7h - 9h - Acesso à Área de Transição/Largada (Margem Direita Itaipu - Paraguai)

9h30 - 10h05 - Largada (em ondas) (Margem Direita Itaipu - Paraguai)

14h - Premiação (CRV Brasil - Chegada)

15h - 19h - Bike e Sacolas Check-Out (CRV Brasil - T2)



Domingo (28) - Itaipu Binacional

9h - 12h - Expo - Ironman (CRV Brasil - Chegada)

9h - 12h - Achados e Perdidos (CRV Brasil - Secretaria Ironman)

9h - Premiação Faixa Etária (CRV Brasil - Tenda Médica)

10h30 - Vagas Ironman 70.3 World Championship (CRV Brasil - Tenda Médica)

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557