Depois de ter grande parte de seus atletas impedidos de disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Rússia ficará fora também dos Jogos Paralímpicos. De acordo com o site da britânica BBC, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) acolheu, no início da manhã desta terça-feira, o pedido do Comitê Paralímpico Internacional, negou o recurso russo e baniu todos os competidores do país da competição.
A decisão do Comitê é baseada no que foi chamado ???operação de doping programado pelo estado russo???, e, de acordo com o painel do CAS, ???foi proporcionada pelas circunstâncias???. O Comitê diz ainda que a Rússia não apresentou nenhum contra-argumento para provar o contrário.
O presidente do Comitê Paralímpico, Sir Philip Craven, descreveu a política antidoping russa como um sistema ???quebrado, corrupto e inteiramente comprometido???.
- A decisão de hoje sublinha nossa forte crença de que doping não tem lugar no esporte paraolímpico e melhora nossa capacidade de assegurar uma competição leal e no mesmo nível para os atletas paraolímpicos de todo o mundo - afirmou Sir Craven.
O parecer oficial será publicado mais tarde. A decisão contrasta com a do Comitê Olímpico Internacional, que não baniu os atletas russos em sua totalidade. No fim, 270 competidores puderam disputar os Jogos Olímpicos do Rio, e a Rússia ganhou 56 medalhas no total.
Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam no dia 7 de setembro.
Fonte: Globoesporte