No primeiro treino mais específico para enfrentar o Sport, Celso Roth deu mostras de que a improvisação que fará no Inter será no meio-campo. William, lateral-direito medalhista olímpico, foi testado aberto na linha de meias, mesma posição em que entrou na partida contra o São Paulo, no domingo passado. Desta forma, Ceará foi mantido na lateral direita, e Artur, na esquerda.
A função não é uma novidade para o jogador de 21 anos. Sua chegada na categoria de base do Inter, proveniente do Juventude, foi justamente como meia. No time comandado por Clemer e José Leão, ainda no sub-18, era extrema pelo lado direito ??? aberto em uma linha ofensiva de três meias no 4-2-3-1.
??? Comecei de meia. Então, se o professor optar, vai ser tranquilo. Estarei pronto ??? avisou William.
O recuo de William se deu por duas razões: a primeira era a carência de jogadores na posição, a segunda pela identificação das características de um bom um lateral no jovem pelotense.
??? Ele tem todas as qualidades para jogar nesta posição: tem bom drible, chega na linha de fundo, cruza e até finaliza ??? aponta Leão, hoje no Clube Atlético Tubarão-SC.
Celso Roth mesmo já havia elogiado a atuação de William contra o São Paulo. A intensidade do jogador e a capacidade ofensiva eram as armas para buscar o empate que insistia em não chegar.
??? Intensidade é a marca dele. Pode fazer o que for pedido por 90 minutos com toda a dedicação. No meio, a infiltração é mais frequente ??? argumenta Leão.
Mas veio do próprio William, porém, a lembrança de que não será somente ofensiva sua missão na nova posição:
??? Tem que chegar ao ataque para concluir, mas precisa cuidado de jogar pelo lado, ajudar na marcação, desempenhar como Valdívia e Sasha vêm fazendo.
Testar jogadores em posições diferentes, aliás, é uma marca do treinador. Ao longo da carreira, notabilizou-se por improvisações. Alguns exemplos: Paulo Sérgio na lateral esquerda no Grêmio de 2008, Gilberto Silva na zaga em 2011, também no Grêmio, o zagueiro Léo na lateral e o volante Leandro Guerreiro na zaga do Cruzeiro. Nesta quinta-feira, um novo treino à tarde pode dar novos indícios se William entrará na lista.
Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Zh Esportes