O prefeito Edgar Bueno recebeu, na tarde dessa segunda-feira (29), a chefe do Departamento de Qualidade do Ar do IAP, Dirlene Cavalcanti e Silva e Ademir da Silva também do IAP, acompanhados do engenheiro da Semab, Elmo Rowe Junior e do diretor regional do IAP, Hélio Netson. Na ocasião, foi anunciado R$ 1 milhão de investimentos em equipamentos para a instalação da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar, em Cascavel.
No Paraná, serão instaladas seis unidades fixas e uma unidade móvel. Cascavel contará com uma estação fixa. O espaço será mantido pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná). O Município ficará responsável por fornecer a área, a base e cerca para instalação da estação, que será um contêiner que mede 4,0x2,4 metros e pesa 2,5 toneladas.
???Por meio da estação, a população conhecerá a qualidade do ar que respira, com monitoramento a cada hora. Caso a qualidade do ar não for boa, será feito o estudo das causas???, frisou a chefe do Departamento de Qualidade do Ar do IAP, Dirlene Cavalcanti e Silva.
A estação deve ser instalada até o mês de outubro e passará a funcionar até novembro. Serão feitas medições dos indicadores da qualidade do ar: Partículas Totais em Suspensão (PTS), fumaça, partículas inaláveis (PI ou PM10), Dióxido de Enxofre (SO2), Monóxido de Carbono (CO), Ozônio (O3), Dióxido de Nitrogênio (NO2). ???Vamos viabilizar a área para a instalação desta estação que possibilitará manter a qualidade do ar segura para a população e para o meio ambiente???, destacou o prefeito Edgar Bueno.
Fonte: CGN / Assessoria de Imprensa