Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Hospital Municipal adere à campanha pela doação de órgãos

  • 02/09/2016
  • Foto(s): Assessoria de Imprensa
Hospital Municipal adere à campanha pela doação de órgãos
O Hospital Municipal de Foz do Iguaçu (HMFI), pelo segundo ano consecutivo, adere à Campanha Setembro Verde. Nesta quinta-feira (1º), a fachada da instituição, será iluminada com a cor, que representa a esperança de uma nova vida a partir da doação de órgãos e tecidos.

O Setembro Verde é realizado em todo o país e a Semana do Doador de ??rgãos acontece de 22 a 24 de setembro. Além da iluminação especial, uma série de atividades e ações voltadas na divulgação dessa campanha, está programada.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem e secretária da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de ??rgãos e Tecidos para Transplantes CIHDOTT, Karin Aline Zilli Couto do HMFI, além de eventos pontuais e de mobilização envolvendo familiares e visitantes que circulam pela instituição; palestras e uma mesa redonda voltada aos colaboradores e pessoas interessadas também fazem parte da programação.

???O balanço semestral da Central Estadual de Transplantes apontou que as recusas familiares somaram 109 no semestre e foi considerado mais uma vez o maior entrave quanto aos procedimentos???, enfatiza a enfermeira.

Karin prossegue alertando a importância ainda maior da divulgação para assim atingir todos os públicos, e que esses passem a ser multiplicadores da informação.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde de, Patrícia Foster Ruiz, ressalta a importância de uma mobilização dessa grandeza.

???A campanha Setembro Verde é mais um esforço do Hospital Municipal, no sentido de reforçar a importância desse gesto, alertando nossa comunidade de que esse ato de solidariedade pode garantir qualidade de vida àqueles que aguardam na fila de espera dos transplantes???, pontua a diretora.

Números

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de ??rgãos (ABTO), o número de doadores efetivos de órgãos no Brasil subiu de 13,1 por milhão de habitantes para 14 por milhão no segundo trimestre deste ano.

Apesar do aumento, o número de doadores efetivos ficou abaixo do esperado para o período, de 16 por milhão de habitantes, e longe do considerado ideal. Além disso, os transplantes feitos caíram no segundo trimestre, assim como o total de potenciais doadores, principalmente nos estados mais populosos do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais).

O número de brasileiros na fila aguardando um órgão aumentou este ano em comparação ao primeiro semestre de 2015, de 32 mil pessoas para 33.199. De acordo com a ABTO, a maior fila é para receber córneas e rim, seguida de fígado, coração, pulmão, pâncreas e intestino.

Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul têm hoje as melhores taxas de doadores efetivos do país, com 34,9 por milhão; 26,2 por milhão e 25,2 por milhão, respectivamente.

Programação Setembro Verde - HMFI

Dia 27/09 às 14h00 ??? Abertura Oficial

Palestra ??? Morte: Recomeço ou Fim?,  com o médico Roberto Almeida
15h30 às 16h00 ??? Coffee Break
16h00 às 17h30 ??? Mesa Redonda ??? com familiares de doadores, receptores e pacientes que aguardam por um transplante.

Dia 28/09 às 14h00 ??? Processo de Doação ??? enfermeira Karin Aline Zilli Couto
15h30 às 16h00 ??? Coffee Break

Dia 28/09 às 16h00 ??? Entrevista Familiar ??? psicóloga Carla Fabíola Carvalho

Fonte: Assessoria de Imprensa

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557