O goalball brasileiro arrancou com duas vitórias nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Na manhã desta quinta (8), as seleções masculina e feminina do país-sede derrotaram a Suécia e os Estados Unidos, respectivamente, na Arena do Futuro. Prata em Londres 2012, a seleção masculina abriu a programação do esporte nos Jogos derrotando os suecos por 9 a 6.
O destaque da vitória foi Leomon Moreno, artilheiro do Mundial de 2014, com cinco gols. Josemarcio Sousa marcou dois, enquanto Romario Marques e José Roberto Oliveira, o Gaúcho, fizeram um cada. Jimmy Bjoerkstrand marcou cinco dos gols suecos e Fatmir Seremedi fez o outro.
"A equipe da Suécia é muito qualificada, e nunca tínhamos ganhado deles em campeonatos oficiais. Por isso tudo, estrear com vitória foi muito importante e traz mais confiança ainda", disse o artilheiro brasileiro.
No feminino, o Brasil iniciou com uma importante vitória por 7 a 3 sobre os Estados Unidos, prata em Pequim 2008. Seis gols brasileiros foram marcados por Victoria Amorim. Ana Carolina Custodio fez o outro. Asya Miller (2) e Amanda Dennis fizeram os gols americanos. "Não imaginava que o placar seria 7 a 3, nem que eu conseguiria fazer seis gols. Por ser o primeiro jogo, existia toda aquela expectativa de entrar em quadra depois de um ano inteiro treinando. Felizmente consegui fazer o que o técnico pediu e o resultado veio", comemorou Victoria.
As duas seleções voltam a jogar na sexta (9), na Arena do Futuro. Os homens enfrentam o Canadá às 13h15, enquanto as mulheres medem forças com o Japão, no encerramento da programação do dia, às 18h45.
Fonte: Catve