Policiais da 5ª Companhia de Polícia Ambiental com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, cumpriram na manhã desta quinta-feira (8), 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santa Tereza do Oeste e Lindoeste.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Cascavel e cumpridos durante a ???Operação Independência???. Segundo o 1º Tenente da Companhia, Nilson Figueiredo Junior, foram empregados 52 policiais militares, dois agentes do Instituto Chico Mendes e 15 viaturas para o cumprimento dos mandados.
O alvo da operação foi a caça ilegal no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Nove pessoas foram presas, 14 armas, sete pássaros silvestres, 270 munições, carne de caça, vestimentas camufladas e matérias de recarga de munição foram apreendidas. Novas operações serão desencadeadas nos próximos dias.
Na casa de um dos presos foi encontrada uma pata de harpia, a maior ave de rapina do mundo e está extinção no Paraná. Segundo a Polícia, não é possível dizer quando o animal foi abatido, mas segundo especialistas, a ave era uma fêmea já adulta e poder ter sido a última espécie da região.
As investigações, que duraram cerca de oito meses, apontam que um grupo de pessoas se reunia para caçar e também vendiam carne.
Fonte: Massa News