Renato Gaúcho está de volta ao Grêmio.
Após o anúncio oficial da contratação, o técnico foi apresentado na manhã desta segunda-feira (19), em coletiva realizada na Arena em Porto Alegre, e já disse o que pretende fazer para mudar a fase da equipe.
Ele ressaltou que pretende recuperar a confiança dos jogadores e que não tem tempo suficiente para fazer muitas mudanças.
"O papel (do treinador) é sempre procurar com que time jogue bem em busca de vitória. Sabemos que o treinador de um grande clube, se ele não tiver os resultados, infelizmente, pela tradição do futebol brasileiro, sobra para ele. O Grêmio é um grande grupo, na minha opinião, merecia estar mais bem colocado. Eu vou trabalhar em cima deste grupo para buscar as vitórias", apontou o novo comandante tricolor. "
De volta à equipe azul da capital gaúcha em sua terceira passagem, Renato terá a missão de não somente devolver os comandados às vitórias, já que a equipe não vence há seis rodadas do Campeonato Brasileiro, mas também dar espaço para que o elenco volte a alçar voos maiores na competição.
Com a seca de vitórias, o Imortal estacionou na 11ª posição da tabela, com 37 pontos, sete a menos que o quarto colocado Santos.
"Faltam menos de três meses para acabar o ano e no Grêmio todos eles são profissionais, são pagos para isso. Não é porque está chegando ao fim do Campeonato que eles não precisam se doar, não precisam correr. Essa é a cobrança principal. Eles são pagos para trabalhar e é isso que a gente vai buscar. Se o time não alcança resultados, será cobrado. Se o time estivesse vencendo, eu com certeza não estaria aqui. Vou buscar trazer a equipe para o caminho das vitórias", avisou o técnico.
Mesmo identificando a necessidade de o time voltar a vencer, o ex-atleta foi categórico ao afirmar que Roger Machado fez um bom trabalho, e que o elenco tinha fatores positivos, voltando a apontar a importância do moral para que o time volte a se encontrar no Brasileirão.
"Tem que aproveitar as coisas boas, não é que está tudo errado. Não dá para chegar e mudar 4, 5 peças, porque a gente tem que priorizar o entrosamento. Mas pode ter certeza que o time vai jogar bem, vou mexer com a cabeça dos jogadores", afirmou.
"Se vinha fazendo, o grupo tem condições de voltar a fazer. Eu e o Roger, a gente se fala, e pode ter certeza que ele vai me ajudar. Preciso saber das coisas que vinham se passando aqui dentro", completou.
Nesta busca por melhoras, Renato terá 12 rodadas até o fim da competição e começa a dura caminhada já nesta quarta-feira, só que pela Copa do Brasil, no jogo de volta das oitavas diante do Atlético-PR, torneio que pode marcar a reconciliação do .
O duelo da ida, em Curitiba, acabou com vitória gaúcha por 1 a 0.
"A gente está contra o tempo, correndo contra o tempo. ?? aproveitar esse bom tempo, conversar bastante. A partir de quarta, o Grêmio vai ser um pouco diferente das coisas que vêm acontecendo", prometeu o treinador, já projetando o duelo contra o Furacão.
Junto de renato, o presidente do clube Romildo Bolzan Júnior também anunciou o nome de outro integrante da nova comissão técnica, Valdir Espinosa.
Ele já foi treinador do Grêmio, entre 1982 e 1984, quando conquistou o título da Copa Libertadores, e em 1986.
Fonte: Catve