A Primavera deste ano terá a influência da atividade do fenômeno La Niña, segundo as informações divulgadas nesta quarta-feira, 21, pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A confirmação deste fenômeno indica a ocorrência de chuvas e temperaturas amenas nos próximos dias. Mais para o final do ano, o volume de precipitações deve diminuir, com risco até de estiagens nas diversas regiões produtoras do Paraná, aponta a meteorologista ??ngela Beatriz Costa, do Simepar.
A La Niña é um fenômeno natural marcado pelo resfriamento das águas na porção equatorial do Oceano Pacífico, enquanto o El Niño, ao contrário, se caracteriza pelo aquecimento naquela região. Os dois eventos causam grande impacto nas condições climáticas do Paraná e do Sul do Brasil.
Nesta quarta, o Simepar o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) informarão a emissão, nesta quinta-feira, 22, do último boletim do serviço ???Alerta Geada??? neste ano. Com a chegada da primavera, não há mais risco de ocorrer o fenômeno na região cafeeira do Estado. A recomendação aos produtores que amontoaram terra no tronco dos cafeeiros é retirar imediatamente a proteção, procedimento que deve ser feito com as mãos para evitar danos às plantas.
Em operação desde maio, o Alerta Geada faz previsões diárias de temperatura e do risco de ocorrer geadas na região cafeeira do Estado. O serviço auxilia os cafeicultores a decidir sobre o uso de técnicas de proteção em lavouras novas de café, de até dois anos.
O Alerta Geada voltará a ser ativado no próximo ano. O serviço é uma iniciativa do Iapar e do Simepar, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Instituto Emater, Consórcio Pesquisa Café, prefeituras, cooperativas e associações de produtores.
Fonte: Bem Paraná