O consumo diário de água é um dos melhores hábitos para conservar a boa saúde já que, além de ser parte da composição de nosso corpo, é vital para que os órgãos cumpram suas funções de forma ótima.
Desde sempre ouvimos a recomendação de consumir entre 6 e 8 copos de água por dia para manter níveis adequados de hidratação e evitar o desenvolvimento de doenças.
No entanto, em algumas situações o líquido por si só não é suficiente e torna-se necessário um ???extra??? de alcalinidade para poder regular o pH do organismo.
Embora algumas das bebidas que são vendidas no supermercado prometam oferecer este efeito, a verdade é que é mais conveniente prepará-la em casa a partir de ingredientes orgânicos.
Com isso não apenas conseguimos diminuir os níveis de acidez no sangue, mas também proporcionamos ao corpo uma ampla variedade de nutrientes que o beneficiam.
A seguir queremos compartilhar uma receita para fazê-la de forma econômica, saudável e com muitas propriedades benéficas para a saúde.
Por que é conveniente consumir água alcalina?
Antes de aprender a preparar a sua própria água alcalina em casa é importante conhecer quais são suas vantagens e por que deveríamos incluí-la na dieta várias vezes por semana.
Para começar é primordial saber que o pH de nosso organismo é medido entre 0 e 14, sendo 7 o ponto neutro, acima de 7 o ponto alcalino, e abaixo de 7 o ponto ácido.
Estima-se que para que o corpo se mantenha saudável o pH deve se manter entre 7,35 e 7,45.
O problema é que as dietas atuais são cada vez mais ácidas e as pessoas não são conscientes de que um grande percentual dos alimentos comuns em nosso dia a dia são os que alteram este nível.
Como consequência, os órgãos apresentam uma série de dificuldades para cumprir suas funções, e dado que a presença de toxinas aumenta, os tecidos se deterioram e podem surgir doenças graves.
De fato, a acidez pode levar à morte de algumas células e, no pior dos casos, as estimula a se transformarem em células cancerígenas.
Por esta razão é primordial melhorar os hábitos alimentares e diariamente ingerir pelo menos um copo de água alcalina.
Esta bebida natural promove a expulsão das impurezas ácidas e equilibra o pH do sangue para uma correta oxigenação das células.
Seu consumo regular aumenta a hidratação do corpo, diminui a fadiga e previne os sintomas do envelhecimento precoce tanto interna quanto externamente.
Como preparar água alcalina em casa?
A água alcalina é preparada acrescentando sal rosa do Himalaia e limão à água limpa e purificada. Ela oferece grandes quantidades de vitamina C, bioflavonoides, pectina e minerais essenciais que protegem o sistema imunológico, digestivo e cardiovascular.
Também contém óleos essenciais como o limoneno e o alfa-tujeno, cujos efeitos antioxidantes ajudam a minimizar os efeitos negativos dos radicais livres.
Seu consumo moderado contribui para perder peso de forma saudável, combate a retenção de líquidos e acalma as dores de cabeça decorrentes da tensão.
Também aumenta a energia física e mental, reduzindo os sintomas do estresse e a irritabilidade.
Os passos de preparo são muito fáceis de seguir e os ingredientes podem ser adquiridos a um custo baixo em lojas de produtos naturais e ervas.
Ingredientes
1 limão orgânico
1 colher de chá de sal do Himalaia (5g)
2 litros de água purificada
Preparo
Desinfete o limão com um pouco de água e vinagre de maçã.
Em seguida, corte-o em várias rodelas e coloque-o em uma jarra com dois litros de água purificada.
Incorpore a colher de sal rosa do Himalaia, mexa com uma colher de silicone e deixe repousar durante toda a noite em temperatura ambiente.
Na manhã seguinte beba um ou dois copos meia hora antes do café da manhã.
Esta bebida alcalina não é indicada para pessoas com pressão arterial alta.
A dose não deve superar os três copos por dia, já que também não é bom alcalinizar excessivamente o organismo.
Para resultados ótimos, é fundamental apoiar esta bebida com o consumo de 6 copos de água por dia, manter uma alimentação rica em antioxidantes e praticar atividade física regularmente.
Além disso, é preciso reduzir o consumo de fast food, enlatados e processados, já que são uma fonte potencial de toxinas.
Fonte: Melhor com saúde