Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Enem será cancelado em escola ocupada, diz MEC

  • 20/10/2016
  • Foto(s): CGN
Enem será cancelado em escola ocupada, diz MEC
O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou nesta quarta-feira (19) que os estudantes que seguem ocupando escolas têm até o dia 31 de outubro para deixarem os locais. Segundo ele, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será cancelado nos locais ocupados.

"Nós temos monitorado dia a dia a situação de cada escola onde se prevê a realização do Enem para que a gente possa garantir aos estudantes essa realização. Todos podem protestar democraticamente, mas ao mesmo tempo entendemos que o direito de estudar, de acessar uma prova que é inclusiva, deve ser preservado a todos os brasileiros", declarou o ministro. "Até o dia 31 de outubro essas escolas ou localidades devem estar desocupadas", ressaltou.

Candidatos poderão perder a prova

Mendonça alertou que cerca de 95.083 mil candidatos terão que fazer o Enem em uma nova data caso os locais de provas -- previstos para a realização do exame -- continuem ocupados. "Faço um apelo aos estudantes do Brasil. Deixem os jovens se submeterem ao Enem. O Estado brasileiro vai ter que arcar com os custos de uma nova prova", disse. O ministro calcula que o gasto para a realização de um novo exame será de mais de R$ 8 milhões, já que cada prova tem o custo unitário de R$ 90.

Segundo Maria Inês Fini, presidente do Inep, 181 locais de prova estão ocupados em todo o Brasil. Desses, 145 estão no Paraná, 12 no Rio Grande do Norte e 6 em Minas Gerais. Nos demais estados, os protestos estão diluídos.

Enem 2016

As provas deste ano acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

Os portões serão fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília. Vale lembrar que não haverá tolerância de horário. Programe-se para chegar com no mínimo uma hora de antecedência.

Fonte: CGN / Agência Brasil

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557