A Coleta Seletiva de Santa Terezinha de Itaipu foi apresentada em São Paulo nesta terça-feira (18) como modelo e referência na gestão de resíduos sólidos. O programa foi uma das boas práticas apresentadas durante encontro do programa Água Boa em São Paulo, realizado pela Umapaz (Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz). A programação aconteceu na sede da instituição, no Parque Ibirapuera.
Diante de especialistas convidados da cidade de São Paulo e da Bacia do Paraná 3, o diretor de Meio Ambiente e coordenador do programa local, Paulo Squinzani, detalhou a metodologia e os bons resultados conquistados com o projeto implantado pela administração municipal em 2014. No formato de ???Roda de Conversa???, Squinzani e os demais convidados puderam apresentar os trabalhos que desenvolvem, expor cenários, desafios e potencialidades. O público também participou da roda, dialogando com os especialistas.
???O encontro é um importante instrumento para formar políticas públicas sobre os temas da água e resíduos sólidos, e foi possível darmos a nossa contribuição sobre coleta seletiva, podendo a nossa iniciativa quem sabe até ser implementada em São Paulo???, avalia o diretor de Meio Ambiente.
Este foi o quarto dos cinco encontros programados para este ano dentro do programa Água Boa em São Paulo, que tem como objetivo a difusão de boas práticas em gestão participativa de bacias e micro bacias hidrográficas da Cidade de São Paulo, com base na metodologia do ???Programa Cultivando Água Boa??? da Itaipu Binacional, criado em 2003 e premiado pela ONU como melhor programa do mundo em gestão de águas.
O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional Nelton Friedrich e a gestora do programa de Monitoramento e Avaliação Ambiental da Hidrelétrica, Simone Frederigi Benassi, também participaram do encontro.
Fonte: Assessoria de Imprensa