O calor que fez durante todo o dia em Belo Horizonte foi refrescado pelo duelo entre América e Atlético-PR, na noite desta segunda-feira, no Independência, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em jogo morno, com nível técnico baixo, o Coelho buscou a vitória no fim da partida e, com gol de Eder Lima, o time mineiro entrega a lanterna do torneio nacional para o Santa Cruz.
As equipes tinham certa motivação em campo. O Furacão mais: lutava para se manter no G6 e sonha em disputar a Copa Libertadores em 2017. O Coelho, por sua vez, embora esteja com o pensamento na série B da temporada seguinte, sonhava em pelo menos largar a lanterna do torneio nacional. A vitória levou o alviverde de Minas para a 19ª posição, com 24 pontos. O Atlético cai uma posição, fica em sétimo, com 48, fora do sonhado G6, que agora abriga o Corinthians na sexta posição, com 49.
O triunfo do ex-lanterna da Série A ainda garantiu o líder do campeonato, o Palmeiras, ao menos na pré- Libertadores de 2017. Isso porque, a seis rodadas para o fim do torneio, o sétimo colocado Atlético-PR não consegue mais ultrapassar o Verdão. Mesmo que vença todos os seus compromissos, o Furacão chegaria a 66 pontos, um a menos do que a agremiação de Palestra Itália tem neste momento.
O jogo contou com equipes pouco inspiradas, sem criatividade. O América esperando mais em seu campo de defesa e descendo em velocidade, mas claramente com dificuldades no meio campo. O Atlético trabalhava a bola, estudava o jogo, trocava passes, mas tinha dificuldades de penetrar na defesa adversária, seja pelas pontas ou até nas tentativas pelo meio.
O Atlético-PR agora volta para Curitiba e espera, no próximo sábado, a visita do Cruzeiro. O América terá mais uma semana livre. A equipe recebe o São Paulo, no Independência, na próxima segunda-feira.
Fonte: Gazeta Esportiva