A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, na terça-feira (25), novo boletim da dengue. A novidade é que, depois de muito tempo, nenhum novo caso foi confirmado em relação ao boletim da semana passada. São 108 casos da doença confirmados desde agosto deste ano.
Não significa, contudo, que ninguém tenha contraído a doença no Estado durante este período. Entre o dia 18 até 25 de outubro, 434 casos suspeitos da doença foram notificados e estão sob investigação. Desde agosto, 3.475 possíveis casos foram notificados no Paraná. Destes, 1.836 já foram descartados e 1.531 continuam sob investigação.
Zika
O Ministério da Saúde anunciou, ontem, a compra de 3,5 milhões de testes rápidos para identificar o zika vírus. Está prevista a distribuição de dois milhões de kits até o final deste ano. O restante será compartilhado até fevereiro de 2017. A tecnologia confirma, em 20 minutos, se o paciente está ou já foi infectado pelo zika vírus em algum momento da vida. Ou seja, com a tecnologia, será possível identificar o vírus no organismo, independentemente do tempo de infecção.
A compra do teste rápido faz parte da estratégia permanente do Ministério da Saúde de enfrentamento ao Aedes aegypti e chega antes do verão, período de maior circulação do vetor e, consequentemente, das doenças transmitidas por ele, como zika, dengue e chikungunya.
O Brasil registrou, até 17 de setembro, 200.465 casos prováveis de zika, o que representa uma taxa de incidência de 98,1 casos a cada 100 mil habitantes.
Fonte: Bem Paraná