Na tarde deste domingo, foi realizada no Autódromo Hermanos Rodríguez, no México, a 19º prova da temporada 2016 da Fórmula 1. Após largar na pole, o britânico Lewis Hamilton fez uma corrida consistente e garantiu sua oitava vitória na temporada, terminando logo à frente do companheiro de Mercedes e maior rival na briga pelo título mundial, o alemão Nico Rosberg.
Maior polêmica da prova, o terceiro lugar do pódio mudou de mão duas vezes. Inicialmente, Max Verstappen, da Red Bull, havia garantido o posto, mas cedeu a posição para Sebastian Vettel após receber uma punição com um acréscimo de 5 segundos por conta de uma manobra irregular cometida enquanto se defendia do alemão nas últimas voltas da corrida.
Horas depois da premiação, no entanto, Vettel foi informado de que toda sua comemoração no pódio fora em vão. Isso porque a direção da prova resolveu puni-lo com a adição de 10 segundos de seu tempo total devido ao modo proibido com o qual se defendeu dos ataques do australiano Daniel Ricciardo, que herdou o terceiro lugar. Assim, Sebastian terminou em quinto e Verstappen, em quarto.
Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Williams, foi o nono, enquanto Felipe Nasr, piloto da Sauber, terminou em 15º.
Com o resultado, Lewis acirra ainda mais a luta pelo título. Com a vitória, o britânico chegou a 330 pontos e segue vivo com o sonho do tetracampeonato. Nico, com 349 pontos, precisa de uma vitória no Brasil para confirmar o título.
Rosberg tinha a chance de sagrar-se campeão neste domingo, caso vencesse a corrida e Hamilton terminasse em 10º ou abaixo. Porém, a decisão foi adiada, e pode acontecer em solo nacional. O próximo Grande Prêmio acontece daqui duas semanas, no dia 13 de novembro, no Autódromo de Interlagos, no Brasil.
Fonte: Gazeta Esportiva