O trecho de Guaíra a Marechal Cândido Rondon foi completamente reformado há poucos anos, já o trecho de Marechal Cândido Rondon à Toledo passa por obras de duplicação. Em comum, além de se tratar da mesma rodovia, a BR 163, a qualidade do pavimento, que deixa, e muito, a desejar. O principal motivo é trafego intenso de carretas, que escoam a produção do Mato Grosso do Sul e de todo o oeste paranaense, para o Porto de Paranaguá.
Situação que motivou a operação conjunta da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), com a balança móvel, em Quatro Pontes, cidade que liga os trechos.
A fiscalização que geralmente acontece no período de safra é realizada entre está segunda-feira (31) e terça (01), com o objetivo de fiscalizar o peso, principalmente dos caminhões, que representam cerca de 90% do fluxo dos mais de 10 mil veículos que passam pela BR 163 na região Oeste do Paraná.
Apesar da balança fixa do posto policial estar inativa, esse fluxo diário já é fiscalizado frequentemente pela PRF. O trabalho do Dnit segue em toda a região, de forma itinerante.
Fonte: Catve